Solar flutuante pode aliviar impactos da crise hídrica no Brasil

Regulamentação para a produção de energia por meio da combinação de mais de uma tecnologia de geração está em discussão na Aneel

USINA SOLAR FLUTUANTE
Foto: Saulo Cruz/MME

A geração solar flutuante pode aliviar impactos da crise hídrica no setor elétrico brasileiro, afirma o sócio-diretor da Sunlution, Luiz Piauhylino Filho. O executivo avalia que a regulamentação da hibridização das fontes de energia, atualmente em discussão no país, pode ser uma solução para a ociosidade das usinas hidrelétricas, que enfrentam momento de baixa nos níveis dos reservatórios.

“O Brasil ainda não deu a devida atenção à discussão e a urgente necessidade de regulamentação da hibridização. As hidrelétricas, que são a principal fonte de energia no País, hoje trabalham muito abaixo de sua capacidade por causa dos baixos níveis dos reservatórios”, afirmou Piauhylino.  

O processo de regulamentação da geração hibrida foi iniciada no Brasil com a publicação da Portaria nº 5.571, de 29/01/2019. O tema passou a constar da Agenda Regulatória da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o biênio 2019-2020. A Sunlution avaliou positivamente a abertura dessa discussão. 

No final do ano passado, a empresa divulgou uma estimativa de que o novo modelo híbrido pode atrair R$ 76 bilhões em investimentos e gerar 475 mil novos empregos em 10 anos. A projeção também prevê ampliação da capacidade instalada hídrica atual de 109 GW para 128 GW.

“A implantação das usinas solares flutuantes inibe em até 70% a evaporação dos espelhos d’água e os dois sistemas associados aumentariam em mais de 17,3% a capacidade de geração de energia das hidrelétricas”, apontou o executivo as Sunlution, mencionando um estudo publicado pela Michigan State University no final do ano passado. A pesquisa analisou o caso específico do Brasil e estimou ociosidade de quase 12 GW na geração hidrelétrica. 

Projetos Pilotos

Atualmente, operam no País projetos pilotos de geração híbrida. Em parceria com a Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), do Grupo Eletrobrás, a Sunlution implantou painéis fotovoltaicos flutuantes em área de 10 mil metros quadrados na hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia, hoje responsáveis pela geração de 1MWp. 

Em uma segunda etapa, já em curso, a capacidade subirá para 2,5 MWp. “Para se ter ideia do que representa o potencial da hibridização, em 70 anos a Chesf construiu 10 GW em hidrelétricas. Se nós utilizarmos 10% da lâmina d’água dessas 12 hidrelétricas, conseguiremos instalar 52 GW em energia solar flutuante. Significa que podermos ter quatro Chesfs em um prazo de dez anos”, assinala Piauhylino Filho.

Outro projeto da empresa, desenvolvido juntamente com a empresa francesa Ciel et Terre, instalou uma usina solar flutuante de 305 KWp na Fazenda em Cristalina (GO). A lagoa artificial abastecida por águas das chuvas captada dos telhados dos galpões da fazenda recebeu 1.150 painéis fotovoltaicos. 

A Sunlution também implementou em parceria com a BYD e a KWP o projeto piloto da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) na represa Billings, em São Paulo. É a primeira usina fotovoltaica flutuante a partir de módulos fabricados no Brasil. A EMAE abriu em outubro de 2020 chamada pública para atrair investidores para a construção de novas plantas solares flutuantes na represa.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura