Sistema de baterias reduz consumo da Vale no Terminal Ilha da Guaíba
Solução de armazenamento de energia de grande porte utiliza tecnologia Tesla e diminuiu em 40% o gasto do porto com eletricidade


A Vale concluiu a instalação de um dos maiores sistemas de armazenamento de energia em bateria do Brasil no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), localizado em Mangaratiba (RJ). Conforme a mineradora, o BESS (Battery Energy Storage Systems, na sigla em inglês), em funcionamento desde o segundo semestre do ano passado, reduziu em 55% a demanda de energia elétrica no horário de ponta.
Ao complementar o fornecimento pela rede elétrica da concessionária nesse horário, quando a tarifa é mais cara, a implantação permitiu a redução de 40% no gasto com a distribuidora de energia local que atende ao TIG.
Composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla e utilizando engenharia de software da empresa Micropower para gestão de consumo, o equipamento é carregado sempre que a demanda elétrica está baixa para, assim, complementar o fornecimento da concessionária nos momentos em que tarifa de demanda for mais alta.
“O sistema pioneiro aplicado no TIG é, hoje, o maior do país em um consumidor final e lança as bases para aumento do uso desta tecnologia dentro da empresa, para suprir variadas necessidades”, afirmou a diretora de energia e descarbonização da Vale, Ludmila Nascimento.
“Ao reduzir o uso da rede elétrica, justamente no horário em que o consumo do país inteiro é maior, contribuímos para evitar o acionamento de usinas termelétricas que utilizam como base o combustível fóssil, que nesse horário costumam ampliar sua participação para reforçar o sistema interligado nacional”, disse a executiva.
Estratégia de descarbonização
Desenvolvido em parceria com a Siemens e a Micropower, joint-venture com participação da Comerc Energia, Siemens e Equinor, a tecnologia está alinhada com a estratégia de descarbonização da Vale.
As baterias são produzidas com a tecnologia de íons de lítio e possuem capacidade de armazenamento de 10 megawatts-hora, o suficiente para atender a 45 mil residências por uma hora. Sozinhas, podem abastecer metade de todos os equipamentos do terminal de minério ao mesmo tempo durante duas horas por dia.
“Estamos muito felizes por contribuir com um sistema robusto de armazenamento em uma operação tão grande quanto essa que a Vale possui. Poder economizar 40% do valor de uma fatura mensal de demanda é um valor significativo, e isso mostra a alta capacidade do nosso sistema”, afirmou o CEO da Micropower, Sergio Jacobsen.
Recentemente, a Vale anunciou investimento de ao menos US$ 2 bilhões para reduzir em 33% suas emissões absolutas diretas e indiretas até 2030, com base nas premissas do Acordo de Paris, além da intenção de zerar suas emissões líquidas até 2050.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

