Ranking lista marcas de baterias mais vendidas do mundo em 2024

Tesla mantém liderança, mas vê crescimento de empresas chinesas no mercado global de sistemas de armazenamento de energia

SALA TÉCNICA COM SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA COMPOSTO POR VÁRIAS BATERIAS MODULARES INSTALADAS NA PAREDE, INTERLIGADAS POR TUBULAÇÕES E CABOS COLORIDOS; AO LADO, PRATELEIRAS METÁLICAS VAZIAS FIXADAS NA PAREDE
Adobe Stock

Pelo segundo ano consecutivo, a Tesla foi a marca de baterias para sistemas de armazenamento de energia (BESS) mais vendida do mundo, com uma participação de mercado de 15% em 2024, mostra levantamento da consultoria Wood Mackenzie. Porém, a Sungrow reduziu de 4 para 1 ponto percentual a distância para a líder do ranking, obtendo um market share de 14% no ano passado. A CRRC manteve a terceira colocação, com 8% de representatividade global.

O relatório indica diversas disparidades regionais nas dinâmicas de mercado. Fabricantes chinesas ganharam 67% de participação na Europa. Quatro das dez principais companhias do continente são chinesas. Ao mesmo tempo, as empresas do país asiático perderam 30% de market share na América Norte, caindo de 23% para 16%. Conforme a Wood Mackenzie, isso decorre principalmente em razão da escalada das tensões geopolíticas entre Estados Unidos e China e de políticas protecionistas.

“A competição entre as principais marcas de BESS segue bastante intensa no mercado mundial. Sete das dez maiores vendedoras do ano anterior tiveram dificuldades para expandir a participação de mercado, seguindo com os mesmos percentuais ou perdendo espaço”, disse o pesquisador da Wood Mackenzie, Kevin Shang.

O estudo aponta que sete das dez principais marcas de baterias do mundo são chinesas, refletindo a crescente influência do país no setor. Porém, a forte competição doméstica e o excesso de oferta forçaram as empresas a expandirem agressivamente para o exterior, especialmente na Europa e Oriente Médio.

Mercados regionais

A Tesla deteve a liderança na América do Norte, com 39% de participação, distanciando-se das demais concorrentes. A Sungrow seguiu na segunda colocação, mas o market share caiu de 17% para 10%. O mercado se tornou menos concentrado no continente, com a participação combinada dos cinco primeiros colocados caindo 17 pontos percentuais para 73%.

Na Europa, a Sungrow ficou com o primeiro lugar, saltando de 10% para 21% de participação entre 2023 e 2024. As três primeiras colocações são completadas pela Nidec e Tesla. Conforme a análise, o mercado se tornou mais fragmentado, com a representatividade das cinco maiores marcas caindo 16 pontos percentuais para 70%.

Leia mais: Quanto custa um sistema residencial de baterias no Brasil?

Na Ásia, a CRRC manteve a primeira posição, com a Sungrow subindo do quarto para o segundo lugar. As companhias chinesas solidificaram sua dominância na região, capturando cerca de 90% do market share.

“O cenário global do mercado de BESS está se tornando cada vez mais complexo, com políticas regionais de comércio e tensões geopolíticas transformando a dinâmica da competição. Embora a Tesla mantenha a liderança global, a rápida ascensão de marcas chinesas na Europa, além da dominância em mercados emergentes como o Oriente Médio, sinaliza mudanças fundamentais na indústria", destacou Shang.

"O sucesso dependerá da capacidade dessas companhias em navegar diferentes ambientes regulatórios, de adaptação às exigências locais e da manutenção de custos competitivos”, acrescentou o pesquisador. 

Marcas de baterias mais vendidas no mundo em 2024:

  1. Tesla
  2. Sungrow
  3. CRRC
  4. Envision e Huawei
  5. Hyperstrong
A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura