Modernização do setor elétrico deve impulsionar o armazenamento de energia
Projeto de lei que promove maior abertura do mercado livre no Brasil estabelece regras de remuneração para este tipo de serviço


O mercado brasileiro de armazenamento de energia deve ganhar um forte estímulo com a aprovação do Projeto de Lei nº 414, de 2021, que aprimora o modelo regulatório e comercial do setor elétrico e promove maior abertura do mercado livre, avalia o CEO da You.On, Giorgio Seigne.
Leia mais: Mercado solar brasileiro investe em soluções de armazenamento de energia
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
O executivo aponta que a proposta de legislação, atualmente em debate no Congresso Nacional, traz avanços para o armazenamento de energia nas emendas de números 14 e 37, que estabelecem a figura do agente armazenador no sistema elétrico brasileiro, com regras que trazem a remuneração específica para a prestação deste tipo de serviço.
“Órgãos reguladores de países como a Australia e o Reino Unido já superaram as barreiras iniciais de entendimento do impacto positivo do armazenamento na matriz elétrica e agentes financeiros são capazes de desenhar e implantar modelos que substituem o CAPEX (investimento inicial) pelo OPEX (recursos para operação), entendendo a energia não mais como um ativo e sim como um serviço”, assinala Seigne.
Para o CEO da You.On, um dos principais entraves para o pleno desenvolvimento do setor no País é a alta carga tributária na importação de insumos e de produtos semiacabados e acabados, notadamente as baterias.
“Os custos logísticos internos e alta carga tributária associada ao desconhecimento dos potenciais segmentos para soluções de armazenamento energético são barreiras de entrada que, aos poucos, vêm sendo superadas, tanto por conta da implantação dos primeiros projetos estacionários de armazenamento de grande porte, quanto pela conscientização dos agentes públicos sobre a contribuição e agregação de valor dessas tecnologias”, acrescentou Seigne.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

