Chamada pública sobre hidrogênio verde seleciona três projetos
CTG Brasil e Senai promovem iniciativa que visa fomentar cadeia de valor e inovação para energia renovável


A CTG Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) selecionaram três projetos dos 31 que se inscreveram em chamada pública para prospecção e avaliação de arranjos técnicos, comerciais e tecnologias que envolvam e fomentem a cadeia de valor do hidrogênio verde.
Foram escolhidas as propostas: Distrito Industrial Verde; Produção e Armazenamento de Energia Solar em H2 e Aplicações em Mobilidade; e Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias.
A chamada pública recebeu inscritos de 13 estados do País: Paraná, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte, Amapá, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo. Foram R$ 183,7 milhões em propostas, valor 10 vezes maior que o previsto no edital, e os temas se concentraram principalmente na produção do insumo.
Agora, os três projetos selecionados entram em fase de identificação, seleção de potenciais parceiros internacionais para o desenvolvimento das ideias e ajustes para a fase final de contratação. O prazo de execução é de até 48 meses a partir da assinatura do contrato.
Conheça os projetos selecionados:
O Distrito Industrial Verde prevê o desenvolvimento de uma plataforma comercial para mapear e comercializar hidrogênio verde. A transação e produção é certificada por meio de um projeto piloto, que garante a produção do hidrogênio verde a partir de fontes renováveis por meio de um selo de registro de rastreamento e garantia da origem.
O Porto de Suape, em Pernambuco, possui condições logísticas e industriais favoráveis para testar o projeto piloto, além de contar com uma planta de produção de hidrogênio verde (em construção), possui uma série de indústrias consumidoras de hidrogênio que apresentam em seu direcionamento estratégico a descarbonização das suas atividades. A proposta prevê a geração de renda com a aplicação de taxas por transação.
A Produção e Armazenamento de Energia Solar em H2 e Aplicações em Mobilidade vai integrar uma micro rede e uma usina fotovoltaica à capacidade de produzir hidrogênio verde usando dois tipos de eletrolisadores: membrana polimérica e alcalina tradicional.
A energia gerada será armazenada de forma gravitacional, em baterias de íon/lítio e como Hidrogênio Verde em tanques pressurizados e poderá ser utilizada diretamente ou aplicada como opção de geração utilizando células a combustível utilizando o hidrogênio.
A proposta prevê uma análise entre os sistemas de armazenamento; de um estudo para estabelecimento de bases técnicas para a implantação de corredores de abastecimento de hidrogênio ao longo das rodovias brasileiras e uma avaliação de soluções técnicas de eletrolisador (alcalino e membrana polimérica - PEM) para definir a melhor adequação à variabilidade de potência das fontes renováveis.
O Conversor CC-CC Multiportas e Sistema IoT Inteligente de Gestão de Energias têm como objetivo desenvolver um produto para remover etapas de conversão de energia, reduzir o custo de produção do hidrogênio verde e aumentar a eficiência e o design do sistema.
O projeto prevê um módulo de controle e comunicação IoT (Internet of Things) integrado com algoritmos de inteligência artificial e sistema de gerenciamento de energia para otimizar a utilização das fontes geradoras de energia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

