Brasil pode produzir baterias de carros elétricos até 2028
Conforme ABVE, empresas do setor demonstram interesse no desenvolvimento de uma indústria local


O Brasil poderá produzir baterias de carros elétricos até 2028, declarou o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos. Durante evento o Latam Mobility & NetZero Summit Brasil 2024, o dirigente afirmou que empresas do setor tem o objetivo de fabricar equipamentos localmente até o final da década.
“Produzir baterias aqui é um sonho da ABVE até 2028. Uma empresa associada nossa disse também ter o mesmo sonho, ela já é fabricante de baterias, estão é muito interessante que nós temos outras pessoas sonhando junto com essa meta”, afirmou Bastos.
Conforme a associação, o desenvolvimento de uma indústria de baterias no país pode se aproveitar da abundância de diversos minerais estratégicos, incluindo nióbio, no qual é o maior produtor mundial, além de lítio, terras raras, cobalto, níquel e grafite, elementos essenciais para a produção de baterias, eletrônicos e tecnologias verdes.
De acordo com a com a consultoria A&M Infra, a demanda por lítio, cobalto e grafite devem apresentar um crescimento de cerca de 383% até 2050 no Brasil. Os dados divulgados são do Banco Mundial.
Postos de recarga
Durante o painel, Bastos também destacou que houve uma evolução de eletropostos públicos e semipúblicos desde maio de 2023, passando de 3.200 para 7.758 em março deste ano. Esse resultado indica um aumento de aproximadamente 142% no período.
“E não é apenas a quantidade, mas a qualidade desses pontos de recarga. Hoje os carregadores estão chegando mais rápidos, com 130 kW a 150 kW, são carregadores muito potentes, e isso significa velocidade de recargas, comodidade para os usuários e para os negócios”, pontuou.
Recentemente, a ABVE mostrou que o Brasil atingiu a marca de 300 mil carros elétricos em circulação. Somente no primeiro semestre de 2024, foram registrados 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no país, um avanço de 146% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar disso, uma preocupação dos consumidores de veículos elétricos é a disponibilidade de pontos de recarga para atender a viagens de longa distancias. “É natural que se tenha primeiro a demanda, mas, eu vejo muita oportunidade, como eu falei anteriormente, várias empresas estão trabalhando nisso, e eu acho que é uma oportunidade muito grande a questão da recarga”, comentou o executivo.
Uma outra vantagem destacada por Bastos é que, embora a eletrificação tenha iniciado nos grandes centros, atualmente é perceptível uma interiorização que avançou do Sul e Sudeste passando para o Centro-Oeste e Nordeste.
“Observamos no Nordeste um aumento nas vendas, sobretudo de veículos que circulam entre as capitais, o que é muito interessante (...) isso significa oportunidade de negócio em outras cidades e não apenas nos grandes centros”.
Com isso, para o executivo, o Brasil pode ser a base da produção de veículos eletrificados, embora tenha perdido o mercado de ônibus para a China. "Eu acho que precisamos recuperar o mercado de ônibus, pelo menos em parte, e não perder o mercado de automóveis e veículos comerciais leves", ressaltou.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
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