ABB instala a primeira subestação digital de 500 kV do mundo no maior parque de energia solar do Brasil
Parque São Gonçalo, construído pela Enel Green Power, localizado no Piauí, fornecerá eletricidade sem emitir carbono


A ABB instalou sua primeira subestação digital de 500 kV da América Latina, na maior planta fotovoltaica do Brasil, da Enel Green Power (EGP), localizada no Parque São Gonçalo, no Piauí. Essa é a primeira subestação digital do mundo para classificação de corrente alternada em 500 kV, permitindo que a EGP forneça eletricidade, sem emissão de carbono.
A primeira parte da planta do Parque São Gonçalo, com 475 MW, iniciou sua operação em janeiro deste ano. Assim que estiver totalmente finalizada, será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, eliminando a emissão de mais de 600.000 toneladas de CO2 por ano.
A ABB entregou sua primeira subestação digital da América Latina no Brasil, em 2018. Desde então, a Enel Green Power decidiu digitalizar suas operações e processos de ativos para melhorar a eficiência energética, diminuir os custos com manutenção e aumentar o uso de soluções sustentáveis.
Saiba mais: Energia solar | Como funciona a corrente alternada
Segundo a ABB, a subestação digital ajuda a melhorar a acessibilidade aos sinais e dados no local, permitindo acelerar a tomada de decisões em tempo real para lidar com a instabilidade da energia na irradiação solar devido aos movimentos das nuvens.
“Nessa estratégia, a subestação digital da ABB parecia se encaixar perfeitamente. Trabalhando de perto com o cliente, a ABB propôs várias alternativas de projeto e engenharia para encontrar a solução mais vantajosa que atendesse às exigências da Enel Green Power”, disse em comunicado.
De acordo com a empresa, dada a situação, os operadores de rede de hoje exigem soluções digitais para lidar com a crescente quantidade de fontes intermitentes de energias renovável que estão sendo integradas à rede.
A ABB reforça que suas subestações digitais fornecem mais controle e confiabilidade aos clientes com o uso de comunicação digital de dados para transmitir de forma contínua os dados da operação e condição de ativos, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e confiável. Ajudam a simplificar a implementação de estratégias de manutenção preditiva com base em condições da aplicação de diagnóstico e serviços remotos. Com o uso de fibra ótica em vez de cabos de cobre, a tecnologia da ABB possibilita operações mais seguras nas subestações, além de reduzir o tempo de instalação e o custo total de propriedade.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

