Modernização do setor elétrico ainda está distante de um cenário ideal
Para o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, Brasil deve seguir mesmo rumo adotado na Austrália, Estados Unidos e países europeus


A modernização do setor elétrico ainda está distante de um cenário ideal, mesmo com a possível aprovação de um marco legal para geração distribuída, avaliou o presidente do Portal Solar, Rodolfo Meyer.
“As mudanças no setor elétrico são contínuas. Estamos longe de ter um cenário final. Se olharmos o que está acontecendo na Austrália, nos Estados Unidos e na Europa, podemos ter alguma uma ideia para onde ir. Eu acredito que o futuro do setor elétrico aqui no Brasil é bateria, carro elétrico e energia solar fotovoltaica centralizada, distribuída, remota e compartilhada”, afirmou o executivo durante participação do executivo no programa Absolar Inside, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, na semana passada.
Ele entende que esse cenário de transformação gera diversas oportunidades de negócios. “Essas oportunidades vão desde manutenção, operação, especialização em baterias, postos de recarga, entre outras. O conselho que eu possa deixar é ser ágil e enxuto na operação. Em momentos de incerteza, a empresa pode passar por crises e adequar o seu modelo de negócio. Essa sempre foi a base de trabalho do Portal Solar.”
Meyer também comentou sobre o modelo de franquias do Portal Solar. “Observamos que outras franquias do setor têm conseguido imprimir um bom padrão de qualidade e têm crescido, então criamos essa padronização do Portal Solar. Com isso, conseguimos que as empresas que são nossas parceiras entrem nesse guarda-chuva e comecem a receber auxílio técnico, regulatório, apoio em grandes obras, em vendas, garantia, segurança e operação de monitoramento remoto”, detalhou.
“Eu sentia muito essa falta de padronização. A franquia também serve para preparar os clientes para o grande boom que eu acredito que virá, gostem ou não, que são as baterias e carregadores de carros elétricos. Olhando a longuíssimo prazo, essa energia vai ser arbitrada por baterias inteligentes conectadas a rede”, completou o executivo.
Financiamento Solar
O programa também contou com a participação da diretora comercial do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis. Ela assinalou que o mercado de financiamento está com apetite grande no setor fotovoltaico e que há um aumento da procura de consumidores de classe B e C por sistemas de geração distribuída. “É impressionante ver como a solar está se popularizando. Estamos totalmente preparados para atender todos os perfis de negócios e projetos”, disse Reis.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

A Muralha Regulatória que Protege o Sol: Como a ABNT e o CONFAZ Blindam o Setor Fotovoltaico contra o Casualismo Fiscal
O Brasil vive um paradoxo solar. Enquanto o país celebra recordes de instalação de energia fotovoltaica, impulsionado por uma matriz energética que se orgulha de sua crescente sustentabilidade, uma sombra de instabilidade jurídica
08/12/20253 min de leitura

PLP 182/2025: A tempestade tributária que pode afogar a energia solar brasileira
O governo federal está revivendo uma proposta que há 20 anos causou uma das maiores revoltas do setor produtivo brasileiro. O PLP 182/2025 traz de volta o espírito da famigerada MP 232 de 2004, conhecida como "tsunami tributário".
28/11/202510 min de leitura

A Lei 15.269 e o gosto amargo da insegurança jurídica
A sanção da Lei nº 15.269/2025, originada da Medida Provisória 1.304, deveria ser um momento de celebração para o setor elétrico brasileiro. E, em muitos aspectos, ela representa um avanço inegável.
26/11/20254 min de leitura
Reforma do setor elétrico é sancionada e convertida na Lei 15.269/2025
Texto final da MP 1.304 incluiu abertura do mercado livre e regulamentação do armazenamento de energia; ressarcimento por cortes de geração foi vetado
25/11/20256 min de leitura
Acordo final da COP30 omite menção a combustíveis fósseis
Conferência teve como principal resultado compromisso de mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano para ações climáticas
24/11/20252 min de leitura

Segurança jurídica na geração distribuída: a análise da motivação no desmembramento de usinas
Decisões subjetivas das distribuidoras sobre divisão de usinas criam insegurança jurídica e prejudicam investimentos em energia.
18/11/20257 min de leitura
Vetos à MP 1.304 podem comprometer investimentos em renováveis no Brasil
Absolar alerta que retirar a possibilidade de compensação às usinas afetadas por cortes de geração reduzirá atratividade de grandes projetos no país
17/11/20253 min de leitura
MP 1.304: entenda como será a abertura do mercado livre de energia
Aprovada pelo Congresso, reforma do setor elétrico permitirá adesão de todos os consumidores do país ao Ambiente de Contratação Livre (ACL)
12/11/20252 min de leitura

