Vivo conclui projeto de energia renovável em 100% das operações no país

Além da utilização de sistemas fotovoltaicos na geração solar distribuída, estratégia da empresa envolve também a obtenção de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL)

VIVO CONCLUI PROJETO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM 100% DAS OPERAÇÕES NO PAÍS
Pixabay

As operações da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, passam a ser totalmente abastecidas, já neste mês de novembro, por meio de fontes renováveis de energia. A empresa acaba de concluir no País a implantação de um projeto de sustentabilidade a partir de energia limpa certificada.

A iniciativa brasileira integra o plano global da organização, que prevê o uso de fontes renováveis em 100% das operações até 2030. No mundo, Espanha, Alemanha e Reino Unido já converteram o sistema de abastecimento de eletricidade por meio da geração solar distribuída e de outras fontes limpas. As medidas de sustentabilidade têm como principal motivação a maior eficiência operacional, financeira e ambiental da Telefônica ao redor do planeta.  

Em declarações recentes na imprensa, a executiva da área de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas, afirmou que a iniciativa brasileira garantirá à companhia  uma redução de 64% nas emissões de CO2 até 2020. A meta global da Telefônica é reduzir em 30% as emissões absolutas de gases do efeito estufa até 2020 e 50% até 2030, além de cortar pela metade o consumo de energia por tráfego até 2020.

Além da utilização de sistemas fotovoltaicos na geração solar distribuída, a estratégia da empresa envolve também a obtenção de energia no chamado mercado livre (Ambiente de Contratação Livre – ACL), o que, segundo informa o diretor de Patrimônio da Vivo, Caio Silveira Guimarães,  trará uma significativa redução de custo com eletricidade, além de propiciar uma operação essencialmente mais sustentável.  

Em 2017, a empresa aderiu ao RE100, compromisso público firmado por 126 empresas globais de chegar a 100% de energia elétrica renovável. Para atingir este desafio, as unidades do grupo podem optar por geração própria a partir de sistemas fotovoltaicos, compra de energia renovável com fonte rastreável ou compra de certificados no mercado livre.

No caso específico das operações em Minas Gerais, na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a Vivo informou que utilizará energia a partir da geração solar distribuída. 

O abastecimento da Vivo no Brasil já conta com energia proveniente de CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), que responde atualmente por cerca de 5% do total de energia consumida pela empresa. Para as próximas fases, outras fontes de energia em geração distribuída estão sendo avaliadas pela operadora, como por exemplo, a energia solar.

A operação brasileira da Telefônica responde por 28% de toda a energia utilizada pelo grupo e é considerada fundamental para o cumprimento das metas de eficiência. As operações brasileiras possuem a maior rede de telecomunicações do grupo, com mais de 97,8 milhões de acessos no serviço fixo e móvel.

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

COMPLEXOS-DE-ENERGIA-SOLAR-ENTRAM-EM-OPERACAO-NA-BAHIA-EM-DEZEMBRO
Operação e Expansão

Complexos de energia solar entram em operação na Bahia em dezembro

Conjuntos de usinas somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos e 250 MW de capacidade instalada

19/12/20252 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-11-1-NO-BRASIL-EM-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024

16/12/20252 min de leitura

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura