Sun Mobi tem produção recorde em março
Duas das principais usinas paulistas chegaram a produzir 33% a mais do que a média mensal


A Sun Mobi, fundada em 2016 por uma dupla de especialistas do setor elétrico brasileiro e que tem como objetivo promover o uso de energia limpa e sustentável, acaba de registrar uma produção recorde, ficando 33% superior à média mensal. A produção da energia ocorreu nas usinas paulistas Porto Feliz e Araçoiaba da Serra e atingiu 219.094 kWh no período, contra o montante médio de 165.000 kWh, sendo em Porto Feliz de 1 MWp e Araçoiaba da Serra, 400 kWp.
O recorde foi possível graças à combinação de condições meteorológicas favoráveis e esforços de operação e manutenção. A energia extra, que não tem custos, deve ajudar os clientes residenciais que estão consumindo mais neste momento de quarentena e para os empresariais, que poderão acumular os créditos para uso futuro. “Caso não precisem da energia neste momento, os clientes poderão usá-la em até cinco anos”, afirmou Guilherme Susteras, sócio da Sun Mobi.
De acordo com Susteras, o pacote da companhia pode ser contratado por empresas ou famílias sem condições técnicas de ter painéis solares. A maioria dos prédios de apartamentos, que se encontram em imóveis alugados ou ainda que não tenham como fazer investimentos num sistema fotovoltaico, podem adquirir um sistema fotovoltaico, pois o formato permite a democratização do acesso à energia solar.
Em fevereiro, a empresa inaugurou a usina Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz, com capacidade de 1 MWp, com apoio da InvestSP, que trabalha com empenho para viabilizar os investimentos de economia verde. O projeto foi financiado pela Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor e fornece energia limpa e renovável para consumidores da área atendida pela concessionária da região.
A construção da usina solar foi viabilizada por um financiamento da linha Economia Verde da Desenvolve SP, que conta com taxa de juros a partir de 0,25% ao mês(+Selic) e o prazo de pagamento de até 10 anos, incluso o período de carência, que chega a dois anos.
No total, a usina de Porto Feliz recebeu investimentos de R$ 4 milhões. Desse montante, R$ 1,3 milhão foram destinados a reforços e outras melhorias na rede de distribuição. A usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil.
Em 2018, a empresa contratou crédito da instituição financeira do Governo Paulista para a construção de uma unidade com capacidade de 400 kWp, em Araçoiaba da Serra.
O uso de energia solar é uma tendência em crescimento exponencial no mundo inteiro. Diversas companhias e residências paulistas têm adotado o uso dessa fonte alternativa como forma de tornar seus processos produtivos mais sustentáveis, além de possibilitar um consumo mais controlado e consciente. No caso da Sun Mobi, esse controle é feito por meio do monitoramento do consumo e de orientações, para os clientes, em favor do uso mais eficiente da energia.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura

