Solange Ribeiro é a primeira mulher presidente do conselho do ONS
Para a vice-presidência do colegiado, foi escolhido o executivo Ramon Sade Haddad. Eleição aconteceu nesta quarta-feira (10/05)


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou nesta quarta-feira (10/05), a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração. Na ocasião, a vice-presidente da Neoenergia, Solange Maria Pinto Ribeiro, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Operador no período de 2023-2024.
Ela é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS, que em breve fará 25 anos de existência. Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding. Os dois executivos foram eleitos em votação unânime e têm mandatos de um ano de duração, podendo ser reconduzidos.
Solange Ribeiro, que até então era vice-presidente do CA do Operador, é engenheira elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do Operador.
Atualmente, é vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia e vice chair do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004.
É titular do Conselho de Administração de diversas empresas do Grupo Neoenergia. Detém profundo conhecimento do setor elétrico e tem atuado ativamente em prol de uma agenda mais sustentável e inclusiva, que visa acelerar a ambição climática por meio da transição energética.
Ramon Sade Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é vice-presidente da State Grid Brazil Holding, onde trabalha desde 2011.
Na sua trajetória, atuou por 17 anos na CEMIG e assumiu diversos cargos de alta gerência de concessionárias de Transmissão de Energia Elétrica, tendo se tornado Chief Executive Officer (CEO) de algumas.
Em paralelo, também é Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração de 18 concessionárias de transmissão de energia elétrica. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela PUC-MG e em Gerenciamento de Projetos com metodologia PMI.
O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), dois representantes indicados pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

