Porto Feliz (SP) tem usina fotovoltaica remota para abastecer residências, comércios e indústrias

Projeto foi financiado pelo Desenvolve SP e vai fornecer energia limpa e renovável para consumidores da área atendida pela concessionária da região

PORTO FELIZ (SP) TEM USINA FOTOVOLTAICA REMOTA PARA ABASTECER RESIDÊNCIAS, COMÉRCIOS E INDÚSTRIAS
Divulgação

A cidade de Porto Feliz, que fica cerca de 120 quilômetros de São Paulo, conta agora uma usina solar, sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados, com capacidade de 1 MWp. O projeto foi financiado pelo Desenvolve SP, conhecido como o Banco do Empreendedor, que vai fornecer energia limpa e renovável para consumidores da área atendida pela concessionária da região. 

A unidade começou a operar com a oferta de energia limpa e sustentável para empresas e residências de 27 municípios do interior e litoral e foi batizada de Wanda Maria Bueno. No total, foram investidos R$ 4 milhões. Desse montante, R$ 1,3 milhão foram destinados a reforços e outras melhorias na rede de distribuição. A usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de gás carbônico ao longo de sua vida útil.

“Temos muita satisfação em financiar a implementação de projetos como o da Sun Mobi. Micro, pequenas e médias empresas paulistas podem contar com a Desenvolve SP para se tornarem cada vez mais sustentáveis, eficientes e competitivas”, afirma Ana Paula Shuay, Superintendente de Negócios da Desenvolve SP. A Sun Mobi também conta com o apoio da InvestSP para a implementação de seus projetos de investimento. A equipe da agência intermediou o relacionamento da empresa com a prefeitura municipal de Porto Feliz e tem prestado suporte em seu plano de expansão.

De acordo com o sócio Guilherme Susteras, é uma opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não têm condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico.  A distribuição é feita diretamente aos clientes, por meio da rede concessionária.

A construção da usina solar foi viabilizada por um financiamento da linha Economia Verde da Desenvolve SP, que conta com taxa de juros a partir de 0,25% ao mês (+Selic) e o prazo de pagamento de até 10 anos, incluso o período de carência, que chega a dois anos.

Além da placa fotovoltaica, essa linha também disponibiliza crédito a juros competitivos e longo prazo para a compra e instalação de aerogeradores, equipamentos para pequena central hidrelétrica e biogás de aterro, bem como projetos voltados à redução de perdas e transmissão de energia elétrica, sistemas de recuperação de calor, isolamento de tubulações.

Esta não é a primeira planta da Sun Mobi financiada pela Desenvolve SP. Em 2018, a empresa contratou crédito da instituição financeira do Governo Paulista para a construção de uma unidade com capacidade de 400 kWp, em Araçoiaba da Serra.

A Desenvolve SP financia o desenvolvimento sustentável do estado a partir de projetos como esse. “Além da geração de oportunidades, emprego e renda, os ganhos ambientais são fundamentais para que tenhamos uma economia cada vez mais forte”, completa a executiva da Desenvolve SP.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura

BRASOL-LANCA-SISTEMA-COM-AGENTES-DE-IA-PARA-DETECCAO-E-PREVENCAO-DE-INCENDIOS
Operação e Expansão

Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios

Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real

26/11/20253 min de leitura