Transição energética é central para a formulação de estratégias de desenvolvimento nacional, afirma ministro
Segundo Bento Albuquerque, o governo tem procurado aproveitar a diversidade de soluções tecnológicas e fontes energéticas de que dispõe o Brasil


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a transição energética é um dos aspectos centrais na formulação das estratégias nacionais de desenvolvimento. A fala foi feita durante painel da 7ª edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, na última terça-feira (13). O chefe da pasta declarou que o governo tem procurado aproveitar a diversidade de soluções tecnológicas e fontes energéticas de que dispõe o Brasil.
“A transição energética já é, e será cada vez mais, um dos aspectos centrais na formulação das estratégias nacionais de desenvolvimento. E irá afetar padrões de comércio e investimentos, modelos de produção e o próprio mundo do trabalho”, disse Albuquerque.
“O sucesso da transição energética global dependerá da utilização de todas as tecnologias e fontes viáveis, a fim de fazer frente à necessidade de reduzir, de forma abrangente, as emissões de CO2”, assinalou o ministro.
Ele destacou a ampla utilização de fontes renováveis no país, responsáveis por 47% do fornecimento total de energia primária do Brasil, enquanto a média mundial é de 19% “Na nossa matriz elétrica, as energias renováveis representam 83%, um nível quase sem equivalente no mundo.”
Durante o painel, Albuquerque também abordou a modernização do setor elétrico no Brasil. “É um passo essencial para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, para a atração de investimentos e a adequação dos marcos regulatórios às inovações tecnológicas em curso no setor”.
“Construímos um diálogo sem precedentes nos últimos dois anos. Agora, na Câmara dos Deputados, ela recebe a mesma prioridade e o sentimento é o mesmo sobre sua necessidade para a expansão do setor elétrico, imprescindível ao crescimento e ao desenvolvimento do País”, afirmou.
O ministro ainda comentou as perspectivas para a consolidação de uma economia do hidrogênio no país, destacando a experiência brasileira de duas décadas no setor de pesquisa e desenvolvimento do hidrogênio. Ele indicou que deverá ser aprovada a resolução proposta pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para o estabelecimento de um programa brasileiro de hidrogênio.
Albuquerque assinalou que o Brasil almeja dominar o ciclo tecnológico completo do hidrogênio, desenvolver capacidades industriais e gerar empregos no setor, com vistas a atender ao mercado externo e interno.
Acompanhe mais notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura

