Número de instalações fotovoltaicas em Concórdia (SC) deve mais que dobrar em 2021
Neste ano, a tendência é que 800 novos clientes estejam gerando sua própria energia


O estado de Santa Catarina acompanha o crescimento do mercado de energia solar brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), a região ocupa o sétimo lugar do ranking estadual de energia solar distribuída, com 214,8 MW de potência instalada. São 15.989 sistemas ativos, distribuídos em mais de 285 cidades (96% de todos os municípios) e equipando cerca de 20.879 consumidores.
Blumenau assume o primeiro lugar no estado, mas na região do Alto Uruguai Catarinense, o município de Concórdia tem ganhado destaque. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no ano de 2019, foram vendidos 158 sistemas na cidade e, no ano passo, o montante chegou a 326 conexões. A previsão para 2021 é que 800 novos clientes estejam gerando sua própria energia, o que vai trazer um faturamento aproximado de R$ 31 milhões somente no município.
O empresário Mauro Vesaro, que atua no setor, observa esse crescimento no setor solar em Concórdia com o surgimento de novas empresas do segmento fotovoltaico. “Empresas do município estão aderindo ao sistema fotovoltaico que oferece um retorno sobre investimento satisfatório”, explicou.
Ele avalia que o momento atual é propício para se investir em energia solar, uma vez que o custo de energia elétrica aumentou devido a quarentena, e o subsídio que o governo oferece para área rural está diminuindo. “Neste ano está em 12%, e, para 2022 será de apenas 6%, consequente não haverá mais subsídios e o setor agrícola é o que mais compra energia solar em Concórdia”, detalha.
Para 2021, Vesaro acredita que o mercado solar continuará crescendo na região. "As pessoas estão mais conscientes em relação ao uso de energia e percebem que se trata de um negócio autofinanciável, com linhas de financiamento mais acessíveis oferecidas pelos bancos para energia solar. Além disso, o sol que predomina na região é favorável para geração de energia".

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

