Clube de Futebol de São Paulo planeja a implantação de uma usina de energia solar em seu estádio
Estádio do Morumbi deve ganhar ainda este ano um novo projeto do São Paulo


O estádio do Morumbi deve ganhar ainda este ano um novo projeto do São Paulo, que conta com um plano de modernização do estádio que inclui projetos como: novos refletores, o avanço do anel inferior até a implantação de uma usina de energia solar que poderá abastecer, inclusive, as residências de sócios torcedores.
O São Paulo pretende iniciar as mudanças na infraestrutura do estádio do Morumbi entre os meses de junho e julho. O clube está negociando com empresas parcerias para reduzir os custos das reformas. Se obterem êxito, a expectativa é que algumas melhorias sejam concluídas ainda nesta temporada.
A diretoria tricolor está trabalhando para viabilizar outras duas significativas novidades: telões no estádio e a instalação de placas solares para captação de energia solar em cima das fileiras mais externas das arquibancadas do estádio, que passariam a ser cobertas. A ideia está em negociação avançada com uma empresa de tecnologia alemã, a intenção do São Paulo é ter sua própria usina de energia solar e instalar ao redor de todo o estádio coberturas com placas de sete metros de largura para captar a energia que será utilizada no próprio estádio e também poderá ser vendida.
O projeto da usina solar é um dos mais inovadores preparados pelo clube. O setor com placas solares deve atingir entre quatro e cinco lances da arquibancada. Com isso, a diretoria estima que o clube consiga produzir o que gasta atualmente de energia, repassando o excedente a custo menor do que o cobrado pela AES Eletropaulo.
A energia solar fotovoltaica é cada vez mais utilizada no país e no mundo, para diversas finalidades. O uso se dá principalmente pela sustentabilidade e economia que proporciona. No ramo do futebol, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol da Fifa, foi a maior impulsionadora no uso de energia solar em estádios no Brasil. A energia solar cumpre todas às exigências de sustentabilidade da Fifa e também foi incluída pelo seu alto potencial de economizar recursos na operação das novas arenas, reformadas ou construídas para o grande evento.
Podemos citar como exemplo, o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Inaugurado em 2013, como parte dos estádios para a Copa de 2014, o estádio conta com um sistema de captação de energia solar de 2,5 MWp instalado em sua cobertura. Os painéis fotovoltaicos ocupam cerca de 15 mil m² – 75% da área de concreto da cobertura. A energia elétrica gerada é suficiente para alimentar cerca de 60 mil residências.
O Portal Solar compartilha as últimas e mais importantes notícias, curiosidades e fatos sobre energia solar fotovoltaica. Além disso, contamos com o maior banco de dados de empresas qualificadas no país que trabalham com baterias de lítio e instalam placa solar, para você poder usufruir da energia solar fotovoltaica em sua empresa ou residência! Não perca tempo e solicite um orçamento. Acompanhe o blog solar para conhecer todos os benefícios da energia solar.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Emissões de termelétricas cresceram 29% no Brasil em 2024
Usinas emitiram 23,2 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente ao longo do ano, mostra estudo do IEMA
30/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,9% na primeira quinzena de dezembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.635 MWmed no período, ante 4.070 MWmed no mesmo intervalo de 2024
24/12/20251 min de leitura
Complexos de energia solar entram em operação na Bahia em dezembro
Conjuntos de usinas somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos e 250 MW de capacidade instalada
19/12/20252 min de leitura
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura