Índices de energia armazenada podem ser os mais elevados da história, aponta ONS
As projeções do estudo são baseadas no período úmido, típico do final de novembro


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, durante reunião de junho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), as projeções gerais para os próximos seis meses e os resultados da operação referentes a maio de 2023. O cenário geral é favorável, com a indicação de pleno atendimento às demandas de carga e de potência da sociedade.
De acordo com os estudos prospectivos do ONS, o percentual de Energia Armazenada (EAR) no final de novembro, quando tipicamente já teremos entrado no período úmido, poderá estar entre os três mais elevados para o mês desde o início da série histórica, ou seja, desde 1999.
As indicações de EAR no Sudeste/Centro-Oeste para o final de novembro de 2023 estão entre 77,6%, na perspectiva superior, e 57,3%, no cenário inferior. Mesmo se confirmada a projeção menos favorável, seria o terceiro melhor índice de EAR para novembro.
Na comparação ante novembro de 2022, a estimativa inferior ainda seria 10,8 p.p. superior. Para o Sistema Interligado Nacional (SIN), as projeções são de 73,5% e 59,0%, o que também seria o terceiro melhor novembro da série histórica.
As projeções para os próximos seis meses apontam para um cenário geral favorável e a ENA em patamares adequados para o período. No Brasil, os efeitos típicos desse fenômeno estão relacionados a chuvas em volume mais elevado na região Sul, temperaturas acima da média no Centro-Sul e à redução da precipitação no Norte e Nordeste.
Sendo assim, as condições de afluências do SIN no período junho-novembro/2023 variam entre 76% e 105% da Médio de Longo Termo (MLT). Se confirmadas, serão classificadas entre as melhores dos últimos 11 anos.
Os cenários descritos indicam que o Custo Marginal de Operação (CMO) deve se manter com valor zerado em todos os subsistemas ao longo do mês de junho, sendo assim, não há expectativa de comando de despacho termelétrico por ordem de mérito, ficando este restrito às inflexibilidades declaradas pelos agentes ou eventuais despachos por razão elétrica.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

