Energia solar contribui para a segurança da matriz elétrica, diz Absolar

Entidade alerta que causas do apagão devem ser minuciosamente investigadas, para evitar oportunismos e conclusões equivocadas

ENERGIA-SOLAR-CONTRIBUI-PARA-A-SEGURANCA-DA-MATRIZ-ELETRICA-DIZ-ABSOLAR
Envato

As causas que levaram ao blecaute no sistema elétrico brasileiro, que ocorreu na manhã da última terça-feira (15/08), devem ser diligentemente investigadas pelas autoridades, para evitar oportunismos e conclusões equivocadas. O alerta é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Para a entidade, é necessário aguardar a apuração pericial e técnica dos órgãos competentes, para entender de fato as causas da ocorrência.

Na visão da Absolar, a fonte solar contribui para diversificar e aumentar a robustez da matriz elétrica, com sustentabilidade. Além disso, a fonte solar é altamente versátil, possui ágil implantação e oferece rápida recomposição da operação dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN) em casos de desligamentos.

Leia mais: Desligamento de linha de transmissão iniciou apagão, aponta ONS

A entidade destacou que a versatilidade dos empreendimentos de energia solar fotovoltaica, que operavam fora do horário médio de pico no momento do blecaute, também é observada na diversidade geográfica das usinas no território nacional, com centrais geradoras espalhadas em todas as regiões do país.

Conforme a associação, a operação em conjunto e de forma diversificada das fontes renováveis abundantes no Brasil, em especial usinas hidrelétricas, solares, eólicas e termelétricas movidas a biomassa e biogás, contribui para uma maior segurança de suprimento e resiliência da matriz elétrica nacional.

Especificamente, no caso da fonte solar, a geração própria instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos, diretamente nos centros urbanos e de consumo, ajuda a fortalecer e traz mais resiliência à rede elétrica, ao concentrar a produção de eletricidade próximo dos locais de consumo.

Isso reduz o uso da infraestrutura de transmissão, aliviando pressões sobre sua operação e diminuindo perdas em longas distâncias, o que contribui para a confiabilidade e a segurança em momentos críticos.

Inserção de renováveis

A Absolar afirmou que a maior presença das fontes renováveis na matriz elétrica nacional é ambientalmente desejável, tecnicamente sólida e economicamente viável, conforme demonstrou o projeto “Sistemas Energéticos do Futuro: Integrando Fontes Variáveis de Energia Renovável na Matriz Energética do Brasil”, com participação do Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema (ONS), em parceria com a entidade do governo alemão Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A iniciativa foi fruto de três anos de trabalhos técnicos de especialistas do setor e analisou, em detalhes, a inserção de grandes quantidades de energia solar e eólica na matriz elétrica brasileira. As conclusões confirmaram que é possível aumentar significativamente a participação destas renováveis a um patamar de mais 40% do total, mantendo a confiabilidade, segurança e estabilidade, com equilíbrio técnico e econômico para a expansão e operação, do sistema elétrico brasileiro.

As conclusões derrubam o mito de que as fontes renováveis, por serem variáveis, representem risco ao sistema elétrico. Para o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, o sistema elétrico brasileiro, com dimensões continentais e devidamente interconectado por linhas de transmissão, é robusto e seguro para as usinas renováveis em operação.

“Além de garantir segurança aos consumidores brasileiros, o sistema interligado nacional também se beneficia das usinas solares fotovoltaicas, que fornecem energia limpa e barata para a população”, comentou o dirigente.

“Obviamente, nenhum sistema está livre de falhas e acidentes. No caso do blecaute de ontem, os órgãos competentes atuaram de forma rápida para minimizar os danos e agora precisam esclarecer à sociedade brasileira as causas da falha de suprimento”, acrescentou Sauaia.

Já o vice-presidente da Absolar, Márcio Trannin, lembra que, na atual composição do sistema elétrico nacional, não há desbalanço entre oferta e demanda, e a maior inserção das fontes renováveis, em especial a solar fotovoltaica, fortalece a sustentabilidade do país. “Também é fundamental para o Brasil reforçar a sua economia e impulsionar o processo de descarbonização da economia e transição energética sustentável.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura

BRASOL-LANCA-SISTEMA-COM-AGENTES-DE-IA-PARA-DETECCAO-E-PREVENCAO-DE-INCENDIOS
Operação e Expansão

Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios

Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real

26/11/20253 min de leitura