Bento Albuquerque exalta crescimento da fonte solar fotovoltaica no Brasil
Chefe do Ministério de Minas e Energia esteve em Minas Gerais no sábado (11/9) para participar de inauguração de linha de transmissão


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) inauguraram no sábado (11/9), em Janaúba (MG), uma nova linha de transmissão que irá reforçar o transporte de energia do Nordeste para o Sudeste e Centro-Oeste do País.
O empreendimento, cuja entrada em operação acontece cinco meses antes do previsto em contrato, aumentará em 1.600 MW médios a capacidade de escoamento da energia gerada da região Nordeste por usinas eólicas e solares.
Leia mais: Brasil atinge marca de 10 GW em capacidade solar em operação
"Com essa linha de transmissão, estamos fortalecendo a governança do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa linha, no momento, é muito importante para que possamos ter a segurança energética necessária ao fornecimento de energia de todos os brasileiros", disse o ministro Bento Alguquerque.
Albuquerque ainda destacou a expansão da fonte solar no Brasil, em especial na região Norte de Minas Gerais. "Não é por acaso que a geração solar nos últimos três anos cresceu 300% no Brasil", disse o ministro, que ainda comemorou o crescimento de 2.000% da geração solar distribuída nos últimos três anos.
Com investimento de R$ 1 bilhão, a rede de transmissão construída pela Taesa interligará os sistemas de transmissão de energia elétrica dos estados da Bahia e Minas Gerais, com duas linhas de transmissão e três subestações, em um percurso de 542 quilômetros de extensão.
“Essa linha inaugurada hoje é de fundamental importância para esse período de escassez hídrica, pelo fato de aumentar em 25% a capacidade de o Nordeste transmitir energia para o Sudeste, assim podemos preservar as águas das hidrelétricas”, afirmou o diretor geral da Aneel, André Pepitone.

Wagner Freire
Jornalista com Bacharel em Comunicação Social pela FMU e pós-graduado em Finanças. Especialista com mais de 10 anos de experiência na cobertura do mercado de energia elétrica, tendo trabalhado no Estadão, CanalEnergia, Jornal da Energia, Revista GTD e DCI.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

