MME: Governo não vê grande demanda para os leilões de energia A-3 e A-4
Foram cadastrados 1.841 projetos únicos para os certames, totalizando mais de 66 GW de oferta, com a participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos a biomassa


O governo federal não vê grande demanda para os leilões de energia A-3 e A-4 previstos para serem realizados de forma sequencial em 25 de junho de 2021. Mesmo assim, a secretária executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira, disse nesta segunda-feira (26) que a expectativa é “positiva”.
"A gente está com uma expectativa positiva. Só que, por outro lado, a gente tem que observar que hoje entorno de 36% já é mercado livre e onde a gente tem sinal dos leilões é no mercado regulado. As distribuidoras veem numa trajetória de sobrecontratação [de energia] e acredito que para os leilões a-3 e a-4 talvez não tenhamos grande demanda", declarou a representante do governo durante o Agenda Setorial.
Ao todo, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foram cadastrados 1.841 projetos únicos para esses leilões, totalizando mais de 66 GW de oferta, com a participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos a biomassa.
"Quando eu olho os projetos cadastrados nesses leilões, vemos o interesse no setor de energia", afirmou Pereira.
Leilões estruturais
Segundo a secretária executiva do MME, a expectativa de demanda é maior para os outros dois leilões estruturais de contratação de energia, que prevê a participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos, incluindo um produto inédito dedicado à recuperação energética de resíduos sólidos urbanos.
Pereira disse que o grande desafio desses leilões será "modelar" a forma de contratação, separando o que é capacidade (segurança) do que é energia (demanda). Os leilões A-5 e A-6 estão oficialmente previstos para serem realizados em 30 de setembro de 2021, porém a executiva citou um novo calendário, antecipando provável mudança de agenda.
"O leilão está planejado para que a gente realize entre novembro e dezembro de 2021", disse durante o evento virtual. "A nossa preocupação é fazer esse leilão fazendo com que todos paguem pela segurança. Nos últimos 15 anos quem pagou pela segurança do sistema foi o mercado regulado... Por isso que a gente tem uma grande migração para o mercado livre em função do aumento das tarifas."
Confira mais notícias sobre energia solar.

Wagner Freire
Jornalista com Bacharel em Comunicação Social pela FMU e pós-graduado em Finanças. Especialista com mais de 10 anos de experiência na cobertura do mercado de energia elétrica, tendo trabalhado no Estadão, CanalEnergia, Jornal da Energia, Revista GTD e DCI.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

