Solbras e Valley lançam pivô de irrigação acionado por energia solar
Equipamento possibilita o uso da irrigação em áreas sem acesso à rede elétrica e estará disponível para ser comercializado no Brasil nas próximas semanas


A Solbras e Valley acabam de lançar um pivô acionado por energia solar no Brasil. O equipamento, que possibilita o uso da irrigação em áreas sem acesso à rede elétrica, estará disponível no mercado nas próximas semanas. A solução é anunciada um mês após a aquisição da Solbras – Energia Solar do Brasil pela americana Valmont Industries, Inc., que também é dona da marca Valley.
Segundo a companhia, após mais de seis meses de pesquisa e desenvolvimento todos os testes do projeto foram finalizados e aprovados no início de julho. O diretor de operações da Solbras, Fábio Mucin, destaca que o dimensionamento correto do sistema fez com que o pivô entregasse todos os parâmetros exigidos para a irrigação. “Sem o cálculo exato, a alta potência envolvida no acionamento dos pivôs e a intermitência da fonte poderia tornar o funcionamento do pivô um pouco instável”, explica.
Para realização do teste foi instalada uma usina fotovoltaica em Minas Gerais e, após mais de um mês em funcionamento com resultados satisfatórios, o projeto foi comissionado, e a solução será disponibilizada ao mercado.
“A ideia é utilizar o produto em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, uma vez que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, sobretudo em dias nublados”, comenta Mucin.
O diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, Jonas Proença, afirma que agora o produtor rural terá mais uma opção para melhorar a eficiência e a produtividade de sua propriedade. “Estamos garantindo com essa novidade, que a irrigação de precisão, com energia limpa e barata, esteja disponível para todas as áreas, mesmo aquelas mais remotas”, destaca.
A energia fotovoltaica traz diversos benefícios para a automação de sistemas de irrigação, além de assumir um papel importante para a redução do impacto ambiental. Com a energia limpa, os produtores intensificam a qualidade de sua produção, economizando energia elétrica e reduzindo a utilização de água.
A americana Valmont, fabricante da marca Valley de equipamentos de irrigação, anunciou recentemente sociedade com a brasileira Solbras Energia Solar. A multinacional americana passou ser sócia majoritária no negócio, ampliando seu portfólio de soluções tecnológicas para irrigação aliada à sustentabilidade oferecida pela energia solar.
O vice-presidente da Valmont, responsável pela América Latina, João Rebequi, afirmou que a ideia é levar essa expertise para os outros países da América Latina e em médio prazo, promover globalmente a tecnologia.
Fundada em 2013, a Solbras é uma empresa brasileira com forte atuação no mercado local, dedicada à tecnologia para energia solar fotovoltaica distribuída a consumidores do mercado cativo, ou ao mercado livre de energia. Com unidades em São João da Boa Vista (SP) e Goiânia (GO), a empresa tem mais de 400 usinas instaladas ou em processo de comissionamento no Brasil.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

