Schneider capacita profissionais na área de energia
Programa visa apoiar 10 mil empreendedores e treinar mais de 1 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade social


A multinacional francesa Schneider Electric, especializada em produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação, vai apoiar 10 mil empreendedores e capacitar mais de 1 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica na área de energia até 2025. A meta é parte do programa Acesso à Energia, cujo objetivo é promover o acesso à energia renovável para mais de 50 milhões de pessoas nos países em que a empresa atua.
"Acreditamos que o acesso à energia e ao digital é um direito humano básico. Este programa foi a forma que encontramos de compartilhar nosso conhecimento para contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente”, explicou o gerente sênior de Sustentabilidade da Schneider para a América do Sul, João Carlos Salgueiro de Souza.
Segunda a empresa, a meta para 2022 é desenvolver parcerias com pequenos empreendedores e instituições de ensino técnico, principalmente nas regiões da Amazônia Legal e do Nordeste, para que os produtos de energia solar cheguem aos mais necessitados e ajude a desenvolver a qualificação dos profissionais.
O programa é realizado no Brasil e em outros países da América do Sul, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático desde 2009. A iniciativa já capacitou mais de 287,7 mil pessoas na área da energia, apoiou 900 empreendedores e levou acesso à energia para mais de 27 milhões de pessoas.
“A eletricidade sustentável e moderna é essencial para melhorar o padrão de vida e as condições de saúde das pessoas, mas é também um fator chave para promover o desenvolvimento econômico, porque alavanca o acesso à educação, o aumento da produtividade de empreendedores e agricultores e de suas respectivas rendas", disse Souza.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

