Kei Uruma assume a presidência da Mitsubishi Electric
Antecessor pediu demissão após escândalo de manipulação de dados de inspeção vir a público


A Mitsubishi Electric Corporation anunciou Kei Uruma como novo presidente & CEO Global da organização, substituindo Takeshi Sugiyama, que ocupava o cargo desde 2018. Urumi assume com a missão de ampliar os bons resultados financeiros globais divulgados do último ano fiscal, que se encerrou em março de 2021.
A Mitsubishi Electric é um dos principais grupos indústrias do Japão, produzindo diversos produtos, desde eletrodomésticos a maquinas pesadas. Também é uma grande produtora mundial de painéis fotovoltaicos.
No início de julho, Sugiyama renunciou ao cargo de CEO Global da companhia depois que veio a tona que o grupo japonês falsificou alguns dados de inspeções ao longo de mais de três décadas. A companhia admitiu que as inspeções foram feitas de forma inadequadas em alguns produtos.
Apesar das adversidades causadas pela pandemia e uma redução nos resultados anuais, a receita global da companhia foi superior a 4 bilhões de ienes, o equivalente a pouco mais de 38 bilhões de dólares, de abril de 2020 a março de 2021.
Para o próximo ano fiscal, que se encerra em março de 2022, a Mitsubishi Electric Corporation projeta um aumento global na receita de 7% em relação ao ano fiscal de 2021, em parte devido ao progresso na recuperação geral dos países afetados pela crise, especialmente Estados Unidos e China.
Carreira
Formado na Faculdade de Comércio da Universidade de Waseda, Uruma, de 62 anos, faz parte do conglomerado desde 1982, construindo a sua carreira como gerente-geral sênior de Planejamento e Administração da Divisão de Sistemas de Automação Industrial, presidente da Mitsubishi Electric Europe B.V., entre outros diversos cargos.
Sua última posição na organização abrangia funções como controle de exportações e planejamento corporativo estratégico e operacional das empresas associadas.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

