Ecori Energia Solar lança curso preparatório gratuito para incentivar a certificação no setor
Conteúdo traz aspectos regulatórios, sistemas e fundamentos, vendas e dimensionamentos e manutenção


A Ecori Energia Solar lançou um curso preparatório gratuito para incentivar a certificação de Responsável de Empresa de Energia Solar Fotovoltaica. O curso é o primeiro conteúdo disponível para o público geral na UniEcori, a universidade corporativa da empresa, que até agora oferecia materiais apenas para seus funcionários.
O curso é dividido em cinco módulos. A certificação foi recém-criada pelo Instituto Totum, uma organização que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004. O Instituto Totum é reconhecido por ter um sistema de aplicação de provas 100% on-line.
“Reforçamos a nossa preocupação com a necessária profissionalização do setor de energia solar fotovoltaica para crescermos ainda mais, de forma responsável. Essa certificação é muito bem-vinda. É, sem dúvida, um primeiro passo para tornar o mercado ainda mais robusto. Espero que em pouco tempo possamos vender nossos produtos apenas para empresas certificadas”, afirmou o presidente da Ecori Energia Solar, Leandro Martins.
A prova de certificação de Responsável de Empresa de Energia Solar Fotovoltaica tem foco em aspectos regulatórios, sistemas e fundamentos, vendas e dimensionamentos e manutenção. Por isso, os módulos do curso preparatório aprofundam esses temas ao observar leis, resoluções normativas e procedimentos.
“Esta é uma certificação teórica. Quem trabalha no setor já conhece muitas resoluções aplicadas ao dia a dia. Quem não conhece, não está habilitado para trabalhar na área”, afirma o engenheiro João Souza, responsável pela área técnica da Ecori. Segundo ele, em um mês é possível se preparar bem para a prova de certificação.
Além de oferecer o curso preparatório gratuito para profissionais do setor, a Ecori também criou um programa de incentivo com um voucher de 15% de desconto no valor da prova. Depois da aprovação, 100% do valor investido na prova serão creditados no cadastro na Ecori para compras futuras. Além disso, profissionais certificados terão um desconto adicional para todos os seus pedidos na Ecori.
“Além das melhores soluções fotovoltaicas do mundo, queremos ter os melhores parceiros, revendedores e profissionais do mercado. Estamos nos comprometendo com a melhoria da qualidade do setor fotovoltaico, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dos profissionais da área”, disse Martins.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

