América Latina deve abrir 15 milhões de postos de trabalho com foco em ESG até 2030
Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho indica crescimento na oferta de “empregos verdes”; porém, profissionais ainda são pouco familiarizados com competências necessárias


O mercado de trabalho na América Latina deve abrir 15 milhões de novas vagas com foco na agenda ESG (ambiental, social e governança) até 2030, aponta pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da Organização das Nações Unidades (ONU).
Leia mais: Transição energética pode gerar 85 milhões de empregos no mundo até 2030
O head de marketing e produtos do portal Empregos.com.br, Leonardo Casartelli, avalia que a tendência é aumento de demanda por engenheiros, arquitetos, físicos, geógrafos, químicos e psicólogos.
“São ocupações consideradas tradicionais, mas, o que realmente será um diferencial neste momento é a visão desses profissionais sobre essas pautas mais urgentes. É preciso buscar soluções para questões ainda não resolvidas e precisamos de colaboradores que estejam atualizados e preparados para isso”, assinalou Casartelli.
Essas vagas disponíveis exigirão competências que estejam alinhadas com a agenda ESG. Porém, uma pesquisa da Pearson, empresa de avaliação educacional, indica que apenas 14% dos brasileiros estão familiarizados com o conceito de "habilidades verdes", competências essenciais para uma economia mais sustentável.
Demanda por soluções
O engenheiro químico e criador da startup PWTech, Fernando Silva, avalia que existe uma grande procura por tecnologias que atendam a agenda ESG. A empresa desenvolveu o PW5660, um equipamento validado pelo corpo técnico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) capaz de despoluir quase 6.000 litros de água em 24h.
“Percebemos a real demanda no mercado de uma tecnologia que fosse de baixo custo, portátil e eficaz o suficiente para filtrar uma grande quantidade de água contaminada por dia.” Hoje, o sistema é utilizado em missões humanitárias e em projetos sociais que tem como foco levar água potável para comunidades carentes no Brasil.
“Em 2021, o nosso faturamento foi R$ 2 milhões, mas como a procura está crescendo bastante. A previsão neste ano é que a nossa arrecadação dobre de valor. Para nos ajudar com a alta demanda, nossa equipe é composta por seis engenheiros capacitados para solucionar problemas hídricos nos mais diferentes segmentos", disse o executivo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

