Jinko e JA vão investir em fábrica de silício policristalino na China
Linha de produção terá capacidade de produzir 100 mil toneladas anuais da matéria-prima utilizada na fabricação de módulos fotovoltaicos


As fabricantes de módulos fotovoltaicos Jinko Solar e JA Solar investirão em uma fábrica de silício policristalino da Xinte Energy. Conforme comunicado enviado a bolsa de valores de Hong Kong na última sexta-feira (18/6), cada empresa aportará cerca de US$ 49 milhões na linha de produção com capacidade anual de 100 mil toneladas, recebendo acesso prioritário a matéria-prima produzida.
A planta ficará localizada na Região Autônoma da Mongólia Interior, na China. A Jinko e a JA Solar terão participação de 9% nas ações de uma subsidiária da Xinte, Mongolia Xinte Silicon Materials, responsável pelo projeto.
“Estamos confiantes no crescimento acelerado da indústria fotovoltaica nos próximos anos. Acreditamos que esse investimento ajudará a estabilizar o suprimento de silício e reduzir as volatilidades da cadeia de fornecimento", comentou o CEO da JinkoSolar, Kangping Chen.
“Ao cooperar com uma fabricante especializada, iremos fortalecer as vantagens de nossas capacidades integradas e solidificar as fundações para uma produção em massa de módulos ultra eficientes ano após ano”, completou o executivo.
O custo do silício tem apresentado forte volatilidade desde o ano passado, em um cenário de demanda aquecida. O movimento de alta resultou no aumento dos preços de módulos fotovoltaicos. A expectativa é que a instabilidade continue até 2022, quando novas capacidades de produção das principais fabricantes da matéria-prima devem entrar em operação na China.
Nos últimos meses, fabricantes do setor fotovoltaico vem firmando uma série de acordos com fornecedores para tentar garantir o suprimento e sustentar planos de aumento de produção.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

