Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers


A Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, vem fortalecendo as ações de logística reversa e reciclagem por meio do programa Ecosafe, que apoia a destinação ambientalmente adequada das baterias ao fim de vida, em conformidade com a legislação.
O modelo conecta o ciclo de fabricação ao de coleta e prioriza a requalificação e a reciclagem de baterias inservíveis. O programa envolve parceiros comerciais e técnicos que apoiam ações de coleta, permitindo que clientes devolvam suas baterias usadas com segurança.
Em seus processos, a Powersafe atua em conformidade com a Resolução CONAMA 401/08 e diretrizes do IBAMA. A empresa também acompanha e apoia iniciativas de pesquisa voltadas ao aprimoramento de tecnologias nacionais de reciclagem de lítio.
Data centers
Em uma parceria recente com um dos maiores data centers do mundo, a Powersafe foi responsável pelo fornecimento, instalação e comissionamento de 4.320 baterias de chumbo puro carbono de alta tecnologia da linha Getpower Série GP-PLX, especialmente desenvolvidas para altas taxas de descarga (High Rate).
As novas baterias proporcionaram ganhos de mais de 50% em performance e vida útil ampliada, com investimento 75% menor em relação à tecnologia anterior. Além da eficiência técnica, o projeto contemplou a logística reversa de 200 toneladas de baterias inservíveis, destinadas de forma ambientalmente correta, conforme as exigências legais.
“Esse projeto reforça nossa capacidade de unir inovação tecnológica, eficiência energética e responsabilidade ambiental. Mostramos que é possível entregar alto desempenho e, ao mesmo tempo, garantir o descarte e a reciclagem de forma responsável, contribuindo para uma transição energética sustentável”, destacou o gerente de operações e renováveis da Powersafe, André Ribeiro.
“A economia circular tem se mostrado um diferencial competitivo no setor, e a Powersafe vem incorporando esse conceito em seus processos. Nossos clientes valorizam fornecedores que priorizam ESG em toda a cadeia”, acrescentou Ribeiro.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

