Startup norte-americana Aurora Solar capta US$ 250 milhões
Recursos serão utilizados para o desenvolvimento de projetos e tecnologias para o mercado fotovoltaico


A startup Aurora Solar, fundada pelas estudantes de MBA na Universidade de Stanford, Sam Adeyemo e Chris Hopper, acaba de captar mais US$ 250 milhões no mercado para o desenvolvimento e aprimoramento de projetos de energia solar. Nos últimos dois anos, a empresa arrecadou um total de US$ 320 milhões, após quase cinco anos de bootstrapping, início de um negócio com recursos limitados e sem o apoio de investidores.
A ideia da startup é oferecer ferramentas para agilizar o design de projetos solares comerciais sem precisar estar fisicamente no terreno. Então, os estudantes criaram uma plataforma de software para venda e design de energia solar, permitindo que os profissionais determinem remotamente vários fatores fundamentais para uma instalação: desde quantos painéis caberão em uma propriedade, até a produção de energia potencial do projeto, necessidades de bateria e a economia financeira que a mudança para a energia solar trará para um cliente.
Após a última rodada de financiamento, a startup alcançou o status de unicórnio, com uma avaliação de US$ 2 bilhões. Os cofundadores, no entanto, permanecem com os pés no chão. “Não parece que estamos no topo do Monte Everest. É mais como se estivéssemos no acampamento base. O Monte Everest será quando todo telhado tiver energia solar”, comentou Hopper.
A startup surgiu quando os estudantes foram contratados para instalar um sistema solar em uma escola em Nairobi, no Quênia, em 2012. A instalação dos 220 painéis levou duas semanas apenas, mas a parte desafiadora foi planejar o projeto, que teve de ser feito remotamente e levou mais de seis meses
Por meio de recursos como o design de sistema fotovoltaico automatizado, análise de tonalidade baseada na tecnologia LIDAR e modelagem 3D assistida por IA, um instalador solar que faça uso do software Aurora pode economizar dinheiro e o tempo necessários para viajar até o local da instalação, capturando a exposição à luz solar e o processamento dos resultados, antes de fornecer um orçamento ao cliente.
A plataforma da Aurora, que é alimentada por uma variedade de fontes de dados, foi usada até agora para concluir 5 milhões de projetos. Cerca de 95% deles possuem sede nos Estados Unidos, com um aumento da demanda internacional. A cada novo projeto, a plataforma adquire mais dados.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
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