SMA registra queda de 16,5% nas vendas no primeiro trimestre
Fornecedora de inversores atribuiu o resultado a postergação de pedidos em função dos impactos da pandemia


A fornecedora de inversores SMA reportou uma queda anual de 16,5% nas vendas durante o primeiro trimestre de 2021, totalizando €240,4 milhões no período. As vendas também ficaram € 14 milhões abaixo do quarto trimestre de 2020. Porém, a margem do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia cresceu de 4,3% para 8,4% em relação ao período anterior, ajudando a impulsionar os ganhos trimestrais de €12,3 para € 20 milhões.
A companhia vendeu o equivalente a 3,4 GW em inversores no período, queda de 23% em relação ao primeiro trimestre de 2020. A SMA atribuiu os resultados a pedidos postergados em função de impactos da pandemia de Covid-19, combinado com um aumento no preço de módulos fotovoltaicos.
Europa, Oriente Médio e África responderam pela maioria das vendas (51,6%), seguido pelas Américas (35,9%). As soluções para projetos de grande porte foi o destaque do trimestre, representando 43% das vendas. O segmento de geração distribuída residencial cresceu 6% em relação ao igual período do ano passado.
A queda no resultado total das vendas foi causada pelo desempenho na unidade de soluções para negócios, que teve decréscimo de € 17 milhões em relação ao registrado no mesmo período de 2020.
O diretor-executivo da SMA, Jürgen Reinert, declarou que a companhia continuará a otimizar o portfólio de produtos e a reduzir custos nos próximos meses para garantir a lucratividade no ano. Ele ainda mencionou o cenário político e os avanços da vacinação desde o final do ano passado como fatores positivos para um crescimento de demanda por inversores nos Estados Unidos e Europa.
O executivo citou o compromisso da União Europeia em reduzir emissões em 55% até 2030 e os diversos planos do presidente dos EUA, Joe Biden, em investir em energia renovável e infraestrutura como “extremamente encorajadores no desenvolvimento de mercado no médio e longo prazo.” O conselho executivo da empresa ainda confirmou a meta fiscal para 2021, que estima crescimento das vendas para um total entre €1,075 bilhões e €1,175 bilhões.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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