Boas práticas socioambientais de empresas serão cada vez mais valorizadas pelo mercado
Na avaliação do diretor da Empresa Mineira de Geração Distribuída (EMGD), José Francisco Dutra, tendência para 2021 é o uso responsável dos recursos naturais


A tendência para 2021 é que o uso responsável dos recursos naturais e as boas práticas socioambientais e de governança passem a ser cada vez mais valorizadas pelo mercado consumidor, avalia o diretor financeiro da Empresa Mineira de Geração Distribuída (EMGD), José Francisco Dutra. Ele acredita que marcas e produtos que se identificam com o conceito ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) receberão mais destaque.
“Corporações comprometidas com a sustentabilidade ganham duplamente, pois melhoram a percepção do público sobre sua imagem, o que impacta positivamente em sua geração de receitas, e têm acesso a condições mais vantajosas junto a agentes financeiros, tornando-as ainda mais competitivas em relação a seus concorrentes que não adotam práticas sustentáveis”, explica o executivo.
Acelerado pela pandemia de Covid-19 e potencializado pela urgente necessidade do planeta por ações mais sustentáveis, o conceito ESG tem atraído cada vez mais a atenção de líderes institucionais ao redor do mundo.
Atuando como um canal de viabilidade para o cumprimento de parte das premissas ESG, a EMGD assinala que a geração solar distribuída pode ser uma peça importante rumo à sustentabilidade empresarial, inclusive para negócios de pequeno porte.
O diretor comercial da empresa, Cristiano Piroli, conta que um cliente que consome cerca de 5.000 kWh/mês consegue reduzir, por ano, a emissão de aproximadamente 1,4 toneladas de CO2, caso opte pela geração de energia por meio de aluguel de cotas de fazendas solares.
“O impacto dessa mudança equivale ao plantio de 11 árvores”, afirma o diretor. Além da contribuição ao meio ambiente, Piroli destaca ainda a economia propiciada aos clientes, que pode variar de 10% para a classe industrial, e 18% para a comercial.
Segundo o diretor, a transição para esta modalidade é simples, com assinatura 100% digital, não envolvendo a instalação de qualquer equipamento e ainda é livre de taxas de adesão, manutenção e fidelidade. “Nossos únicos pré-requisitos são clientes pessoa jurídica que tenham instalação da Cemig com consumo médio a partir de R$ 1.500 mensais.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

