BNDES e Banco Mundial firmam parceria sobre agenda climática e biodiversidade
Memorando de entendimento inclui desenvolvimento colaborativo sobre mercados de carbono e identificação de soluções financeiras adequadas às práticas ESG


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Banco Mundial com objetivo de estabelecer um intercâmbio e uma agenda conjunta relacionada ao clima, ao mercado de carbono e à biodiversidade no Brasil.
As ações previstas no acordo incluem o desenvolvimento colaborativo de workshops e artigos sobre os mercados regulado e voluntário de carbono e a identificação de soluções financeiras baseadas nas melhores práticas internacionais, adequadas às agendas ambiental, social e de governança (ESG) e climática no Brasil.
O BNDES vem celebrando Memorandos de Entendimento e Acordos de Cooperação com diversas instituições estrangeiras, organismos multilaterais, agências oficiais de crédito e instituições financeiras privadas. Tais acordos representam iniciativas de intercâmbio e cooperação entre as instituições participantes, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, promover a troca de experiência e identificar projetos de comum interesse.
A instituição avalia que esta parceria com o Banco Mundial permitirá avançar ainda mais nas agendas de clima e biodiversidade, em linha com sua atuação ao longo dos últimos anos, além de auxiliar no atendimento às demandas regulatórias recentemente editadas pelo Banco Central do Brasil.
Já o Banco Mundial tem dedicado atenção e alocado recursos significativos para a agenda de mudanças climáticas. Somente em 2021, o Banco Mundial destinou US$ 26 bilhões em financiamentos climáticos e é hoje o maior financiador climático do mundo para países pobres e em desenvolvimento.
Além disso, a instituição trabalha para, em 2025, ter seus fluxos financeiros alinhados aos objetivos do Acordo de Paris, conforme definido em seu Plano de Ação para Mudanças Climáticas.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

