Engie e BC Energia fecham parceria para construção de sete usinas fotovoltaicas no Brasil
Dos sete empreendimentos, três serão construídos no estado de Goiás


A Engie firmou uma parceria com a empresa de energia renovável BC Energia para a construção de sete usinas solares fotovoltaicas de geração distribuida em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. Juntas, as plantas irão adicionar 21 Gwh/ano a capacidade instalada da BC Energia, que irá totalizar 35.5 Gwh em 2021.
“Nossa parceria com a BC Energia está em linha com o propósito da Engie em contribuir para a promoção da sustentabilidade, descentralização e descarbonização na geração e em soluções de energia como um todo. Nossa estratégia é liderar a atual transição energética. A geração solar distribuída é uma alternativa renovável com custos competitivos para vários segmentos”, declarou o CEO da Engie Soluções, Leonardo Serpa.
Das sete unidades, três serão construídas no estado de Goiás, atualmente o quinto colocado em geração distribuída de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Geração Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Representando um aumento de capacidade de mais de 4.6 Mwp, a BC Energia irá responder por aproximam ente 6% da potência do estado no segmento quando os projetos forem concluídos.
“Em nosso compromisso com a sustentabilidade e com o setor de energia elétrica, temos as mesmas propostas que a Engie. Nossa produção é cem por cento renovável, em um mix equilibrado entre geração hídrica e fotovoltaica. Assim que essas setes usinas entrarem em operação, a energia solar irá representar 70% de nossa geração”, apontou o CEO da BC Energia, Alessandro Cunha.
A Engie e a BC Energia já atuaram conjuntamente em um projeto em 2018, com a construção dae uma usina solar-hídrica no município de Caiapônia (GO). A instalação no complexo Rio Bonito, de propriedade da BC Energia, consistia em duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) com potência total instalada de 1.900 kVA. Ao introduzir a geração solar, a planta se tornou capaz de manter a regularidade de produção ao longo do ano, mesmo durante os períodos de seca.
Essa operação é o maior sistema híbrido de Goiás e um dos maiores do Brasil em termos de volume de energia injetado na rede por meio do modelo de compensação, em que o excedente de energia não consumido no momento da geração é transformado em créditos junto à concessionária de energia para consumo futuro.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

