Vibra Energia expande atuação no mercado de geração distribuída
Antiga BR Distribuidora incorpora comercializadora Targus e mira fornecimento de energia renovável para postos de combustíveis


A Vibra Energia anunciou a incorporação da Targus Energia, empresa com atuação no mercado livre de energia e geração distribuída. A comercializadora, que teve 70% do capital social adquirido em fevereiro, agora também passa a se chamar Vibra, em mais um movimento da antiga BR Distribuidora em sua transição para uma empresa de energia com atuação em soluções renováveis.
Atualmente, a Vibra já atende mais de 300 clientes no mercado livre de energia, incluindo comércios, postos de combustíveis e indústrias e contará com um portfólio de usinas de geração distribuída, localizadas em quatro estados, que serão capazes de atender mais de 700 postos até o final de 2021.
O presidente da companha, Wilson Ferreira Junior, avalia que a tendência é que a economia seja cada vez mais eletrificada e que o objetivo da comercializadora é atender o crescimento da demanda.
“A Vibra é a companhia mais preparada para protagonizar a evolução da matriz energética brasileira. Estamos prontos para suprir as novas demandas energéticas", disse o executivo.
Mudança
Em agosto, a BR Distribuidora anunciou a mudança de nome para Vibra e um novo posicionamento em direção a transição energética.
“Com a mudança na marca, damos um passo importante em nossa jornada rumo à economia de baixo carbono, comprometimento com a agenda ESG e criação de valor para a sociedade e nossos investidores”, afirmou Ferreira na ocasião.
A Vibra manteve a bandeira Petrobras em sua rede nacional de oito mil postos e também a marca de lubrificantes Lubrax.
Em fevereiro, a empresa firmou um acordo com os sócios do Grupo Targus Energia, que vigorará por 15 anos, e que prevê opções de compra para aquisição dos 30% da participação societária remanescente.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura
Trinasolar prevê retomada do mercado solar brasileiro em 2026
Fabricante avalia que curtailment e mudanças de ex-tarifários trouxeram insegurança para investimentos em 2025 e espera ambiente mais estável no próximo ano
11/09/20253 min de leitura

