Thyssenkrupp lista negócio de hidrogênio verde na bolsa de valores
IPO da thyssenkrupp nucera, fornecedora de plantas de eletrólise, gerou receita bruta de 526 milhões de euros


A Thyssenkrupp lançou seu negócio de hidrogênio verde na Bolsa de Valores de Frankfurt (Prime Standard). A thyssenkrupp nucera, fornecedora de plantas de eletrólise, foi listada na última sexta-feira (07/07) e a oferta pública inicial (IPO) gerou receita bruta de cerca de 526 milhões de euros.
Sujeito à alocação de mais ações para estabilizar preços (opção “greenshoe”), o grupo Thyssenkrupp manterá uma participação de pelo menos 50,2% do negócio. “Alcançamos nosso objetivo e lançamos com sucesso nosso negócio de hidrogênio em um ambiente de mercado de capitais desafiador”, declarou o CEO da Thyssenkrupp AG, Miguel Ángel López Borrego.
“Estamos convencidos do potencial considerável de desenvolvimento da thyssenkrupp nucera e apoiaremos o crescimento da empresa, que é essencial para a descarbonização de muitas indústrias no longo prazo. O IPO também é um passo importante no processo de transformação de todo o grupo”, destacou o executivo.
Durante o IPO, mais de 30 milhões de ações foram disponibilizadas, das quais mais de 26 milhões eram novas, com preço fixado em 20 euros. Portanto, a capitalização de mercado da thyssenkrupp nucera é de cerca de 2,53 bilhões de euros. Além disso, a receita bruta acumulada pela empresa com a venda das novas ações chega a cerca de 526 milhões de euros.
O fundo soberano da Arábia Saudita (PIF) e um fundo do banco francês BNP Paribas garantiram uma parte substancial do volume da emissão e estão atuando como investidores fundamentais nesse processo. A parceira de joint venture, De Nora, manterá uma participação de pelo menos 25,9% na thyssenkrupp nucera, sujeita à alocação de mais ações para estabilizar o preço das ações.
A thyssenkrupp nucera possui uma carteira de pedidos bem preenchida, no valor de cerca de 1,4 bilhão de euros. Os projetos contratados têm uma capacidade combinada e instalada de eletrólise de mais de 3 GW, que inclui uma das maiores plantas de eletrólise planejadas do mundo, localizada na Arábia Saudita, com capacidade de mais de 2 GW; uma planta de 200 MW para a Shell, no Porto de Roterdã, na Holanda; e uma planta de 700 MW para uma siderúrgica na Suécia.
Apenas no campo de negócios de eletrólise alcalina de água, a thyssenkrupp nucera espera faturar cerca de 600 milhões a 700 milhões de euros no ano fiscal de 2023/24.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

