Tesla contrata profissionais para instalação de telhas solares
Iniciativa visa expansão dos negócios para além dos Estados Unidos em 2020, conforme anunciada pelo CEO e fundador da companhia, Elon Musk


O CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, anunciou no Twitter, no dia 15 de fevereiro, que a organização está convocando pessoas para treinamento da instalação de suas telhas solares nos Estados Unidos, no sentido de ampliar a expansão comercial do produto globalmente ainda em 2020.
De acordo com a publicação, a empresa procura carpinteiros e instaladores no Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Flórida, Havaí, Illinois, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Nevada, Oregon, Texas, Utah e Virgínia.
Desenvolvida originalmente em outubro de 2016, a tecnologia de telhas fotovoltaicas oferece um visual mais sofisticado em comparação com os sistemas de painéis convencionais. Apesar disso, o produto ainda não se encaixou no mercado norte-americano. Após diversas tentativas, a linha de telhados solares precisou ser retrabalhada e só conseguiu expandir o nível de distribuição pelos Estados Unidos neste ano.
A garantia dos equipamentos é de 25 anos e podem ser monitorados diretamente pelo celular. Musk ainda não divulgou em que países os telhados solares serão comercializados, mas afirmou que a produção vai ocorrer na Tesla Gigafactory em Nova York.
O Brasil pode ser um alvo da Tesla. Apesar da incerteza em relação à taxação de quem gera sua própria energia, por meio da geração distribuída, a fonte vinda do sol deve ganhar cada vez mais espaço no País.
Recentemente, o Brasil de atingiu a marca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos e pequenos terrenos.
Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte solar fotovoltaica representa 99,8% das instalações de geração distribuída do País, num total de 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e mais de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões nacionais.
Em número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,60% do total. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços (17,99%), consumidores rurais (6,25%), indústrias (2,68%), poder público (0,43%) e outros tipos, como serviços públicos (0,04%) e iluminação pública (0,01%).

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura
Trinasolar prevê retomada do mercado solar brasileiro em 2026
Fabricante avalia que curtailment e mudanças de ex-tarifários trouxeram insegurança para investimentos em 2025 e espera ambiente mais estável no próximo ano
11/09/20253 min de leitura

