Swift atinge a marca de 100 lojas com geração de energia solar
Empresa tem meta de abastecer todos estabelecimentos de rua com fontes renováveis até 2025


A Swift atingiu a marca de 100 lojas que utilizam da geração de energia solar. Em parceria com a Âmbar Energia, a empresa tem como meta que até 2025 todo o consumo de eletricidade de seus estabelecimentos de rua sejam supridos por fontes renováveis e limpas de energia.
Ao todo, já foram instalados 4.801 painéis solares sobre os telhados das lojas da Swift, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados. Juntos, os sistemas fotovoltaicos somam uma capacidade instalada de 2,3 Megawatt-pico (MWp), suficiente para fornecer energia elétrica para 250 famílias.
Em 2022, os telhados solares produziram 1,019 milhão de kWh, evitando a emissão de 643,251 toneladas de gás carbônico (CO2). Isso equivale ao plantio de 922 árvores por ano.
“Atingirmos este marco importante de 100 lojas com telhados solares fortalece a agenda de sustentabilidade da Swift, e reduz a pegada de carbono de nossas operações. Em linha com nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, a Swift vem avançando na utilização de energia limpa e renovável, em suas lojas próprias e unidades móveis (vans), desde 2019”, disse o diretor financeiro e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift, Raphael Jacob.
Atualmente, a Swift conta com estabelecimentos para venda de seus produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O conjunto é formado por lojas físicas, móveis (vans) e pontos de venda store in store localizados dentro de varejistas parceiros.
Além disso, a operação, que tem a missão de reduzir as emissões de carbono do chamado “escopo 2”, relacionadas ao consumo de energia elétrica, reforça o seu alinhamento com o compromisso da JBS de zerar o balanço líquido de todas as emissões de gases de efeito estufa da companhia até 2040.
“A instalação dos telhados solares da Swift se soma uma série de iniciativas que estamos desenvolvendo para trazer mais sustentabilidade e eficiência às nossas operações, em linha com o nosso compromisso de ser Net Zero”, pontuou o diretor de sustentabilidade da JBS no Brasil, Maurício Bauer.
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Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
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