Startup busca ser referência para busca de serviços de energia
Eloé Energy é uma plataforma digital que conecta empresas do mercado de energia com clientes

Com o objetivo de conectar os consumidores com empresas do segmento de energia, a startup Eloé Energy faz o mapeamento dos produtos e serviços no setor e entrega a melhor solução para o cliente utilizando tecnologia, mesmo que o usuário não tenha um conhecimento profundo do tema.
“Hoje nossa plataforma tem dezoito categorias, mas já estamos trabalhando em um mapeamento mais abrangente para não ficar limitado apenas à energia. Então, estamos indo pra utilities também, como o setor de gás e água, automação, eletromobilidade e outros”, disse uma das sócias fundadoras da Eloé, Tania Nalborczyk Leites.
Aos 31 anos e depois de ter passado por empresas como MovE, Cheesecake Labs e Norus, Tania decidiu que era hora de empreender. Ela e mais três sócios lançaram recentemente a Eloé Energy – uma plataforma digital de busca que conecta empresas do mercado de energia com clientes.
Quando chegou ao Brasil para estudar engenharia elétrica 12 anos atrás, a uruguaia Tania Leites pensava em voltar ao país de origem assim que concluísse os estudos na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Mas as oportunidades que apareceram por aqui fizeram ela mudar completamente de ideia.
Como ponto de partida, a startup fez o mapeamento de todo o setor de energia, com pesquisa e classificação das empresas e já reúne mais de 5 mil cadastros. Segundo os sócios, o diferencial da plataforma é abranger diversos tipos de soluções para o mercado e ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha.
O foco da empresa são as pequenas indústrias e comércios e a ideia é passar a oferecer serviços pagos a partir de agosto. Outra proposta da startup é criar um ecossistema de oportunidades entre as próprias empresas cadastradas no site, gerando conexão e parcerias entre elas.
O nome Eloé não foi escolhido ao acaso: o time queria um nome feminino, que representasse a essência do negócio, formado em sua maioria por mulheres. As três sócias se conheceram em um grupo que nasceu nas redes sociais chamado Covid Solutions, um projeto social de ajuda a pequenos empreendedores impactados pela pandemia da covid-19.
Na mesma época, Tania já amadurecia a ideia de criar uma empresa de software para o setor de energia. Foi então que convidou a administradora e colega de grupo Edna Gessner, para ser sua sócia.
Trabalhando juntas, perceberam que faltava um líder na área de tecnologia e convidaram o amigo Diego Bousfield. Para completar o quarteto, Paula Frigo, que também participou da iniciativa Covid Solutions, foi convidada ser responsável pelo marketing e comunicação da empresa.
A Elóe nasce com duas premissas: crescer via receita recorrente e futura internacionalização do negócio. “A gente enxerga essa oportunidade de expandir para a América Latina, prevendo um mapeamento mais abrangente, porque a gente já tem conhecimento que há essa demanda”, explica Tania.
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Ariane Locatelli
Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, com experiência em telejornalismo, agência de comunicação e mídias sociais. Por quase uma década, trabalhou como repórter e produtora da TV Globo São Paulo, Brasília e afiliadas. Atuou ainda como assessora de imprensa de entidades do setor elétrico.
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