REIVAX lança linha de soluções para o mercado de energia solar centralizada
Empresa aposta em tecnologias de supervisão e controle de sistemas fotovoltaicos e afirma que já possui pedidos que somam 5 mil MW em equipamentos


A multinacional brasileira REIVAX Automação e Controle lançou sua primeira linha de soluções exclusiva para o segmento de energia solar fotovoltaica. O investimento consolida a decisão estratégica da empresa, especializada em sistemas de controle da geração de energia elétrica, em acompanhar o rápido crescimento global do setor de fontes renováveis. A companhia afirma ter propostas de fornecimento que somam cerca de 5 mil megawatts (MW).
De acordo com o CEO da REIVAX, Fernando Amorim da Silveira, para capitanear as aplicações no segmento, a empresa dispõe de uma solução completa e integrada para supervisão e controle que inclui o equipamento Power Plant Controller (PPC), denominado PPCx na empresa, e o Software SCADA.
“O controle da geração de energia em usinas fotovoltaicas é um controle conjunto de energia dos diversos inversores, área na qual temos vasta experiência e diversos projetos executados. O PPCx é o equipamento certo para realizar este controle porque determina a potência ativa e reativa, tensão, tensão, rampa e fator de potência da geração de energia”, detalha o executivo.
“Este é um equipamento indispensável para qualquer UFV Centralizada, que são aquelas com capacidade de geração acima de 5MW e que se conectam ao Sistema Integrado Nacional (SIN)”, destaca Amorim.
A empresa assinala que usinas fotovoltaicas com capacidade de geração superior a 5 MW precisam desse tipo de controlador para controlar a energia entregue no ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conforme a REIVAX, ao contrário de soluções existentes no mercado que implementam o PPC dentro do software SCADA rodando em servidor Windows, o PPCx, é implementado em hardware de padrão industrial utilizando como unidade de processamento um PLC industrial.
A companhia afirma que este tipo de equipamento apresenta seis vezes mais confiabilidade de operação (MTBF) do que servidores para Windows, sendo um equipamento robusto e preparado para operação contínua sem falhas e em ambientes hostis.
“Somado a tudo isto, a empresa dispõe de engenharia própria no Brasil, baseada em sua sede em Florianópolis (SC), permitindo garantir melhor qualidade de serviços durante e após o comissionamento. Isso propicia mais segurança para os empreendimentos que podem contar com suporte rápido e com qualidade em território nacional”, aponta a REIVAX.
Confira mais notícias de energia solar fotovoltaica.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

