Rede 5G criará oportunidades para setor solar no Brasil, avalia WDC Networks
Distribuidora de equipamentos acredita que nova tecnologia trará demanda de energia renovável e infraestrutura


A WDC Networks avalia que a implantação e uso da rede 5G no Brasil trará oportunidades nas áreas de telecomunicações e energia. A distribuidora de equipamentos, que possui uma divisão voltada ao setor solar e uma parceria com a Huawei no Brasil, considera que está bem-posicionada para atuar nesse novo mercado.
Em entrevista ao Portal Solar, o CEO da WDC, Vanderlei Rigatieri, disse acreditar que a nova tecnologia trará demanda de infraestrutura e energia renovável. O executivo explicou que, para possibilitar os benefícios do 5G, serão necessários investimentos em data centers e torres de transmissão.
“O 5G trará benefícios como maior velocidade e menor latência, o que é muito relevante para a automação de processos. Mas para isso se concretizar, é preciso ter conteúdo próximo do assinante”, aponta Rigatieri.
Ele aponta que isso inclui a instalação de energia solar e sistemas de armazenamentos em data centers, substituindo geradores poluentes.
“Além disso, também será implementada cobertura de 4G em rodovias, onde o painel solar e baterias poderão ser instalado em torres de transmissão. A WDC vê uma grande oportunidade de ofertar essa infraestrutura em áreas onde o acesso à energia é mais complicado”, explica.
Avanço da legislação
Rigatieri afirma que a movimentação de operadoras junto as fornecedoras de soluções e equipamentos para o 5G deve se intensificar somente no próximo ano. No curto-prazo, a implementação da tecnologia será nas capitais, onde a infraestrutura já está mais preparada.
Após isso, deverá ocorrer a instalação em cidades menores. “Vários munícipios não têm legislação sobre antenas, existem bastante conversa para que isso seja solucionado. Aqueles que andarem mais rápido com isso, serão os primeiros a receber o 5G.”
O executivo destaca que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a inconstitucionalidade de uma alíquota de ICMS majorada para energia elétrica e telecomunicações deve pressionar essas adequações.
“O 5G traz vantagens para a implementação de cidades digitais e a gestão do serviço público, com maior capacidade de automação, internet da coisas (IoT) e monitoramento. Acredito que vai impulsionar um movimento positivo de modernização da legislação.”
Perspectivas para 2022
Embora o CEO da WDC admita que o ano de 2022 se desenha complicado para o Brasil, ele entende que o País tem um posicionamento positivo nas áreas de atuação da empresa. Além de telecomunicações e energia solar, a empresa atua no setor corporativo.
Rigatieri assinala que, confirmada a aprovação do marco legal da geração distribuída (PL 5829), o setor solar terá uma explosão na demanda. “Todo mundo vai querer instalar um sistema para garantir a regra de transição.”
“Existe o desfio do câmbio, juros e logística internacional, que encareceram muito os equipamentos fotovoltaicos. Mas isso vai ser regularizar ao longo do ano. Tende a ser um ano positivo para nosso mercado.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

