Raízen e Grupo Gera formam joint venture para atuar no mercado de GD
Acordo visa expandir portfólio de soluções de eficiência energética e atender a demanda por recursos distribuídos


A Raízen anunciou um acordo para formação de joint venture com o Grupo Gera, que atua com projetos de geração distribuída (GD) e comercialização de energia no Brasil. De acordo com a companhia, a proposta é incorporar novas fontes para atender ao mercado na jornada de transição energética, com soluções integradas, competitivas e sustentáveis.
Com o negócio, a Raízen visa se consolidar como player no mercado nacional de GD. Após a conclusão da parceria, a empresa terá um aumento da sua capacidade de geração de energia para um total de 350 MW, com possibilidade de expansão no curto prazo, além de ampliar sua atuação direta para 19 estados, servidos por 26 concessionárias.
“Este movimento acelera nosso crescimento no mercado de energia, complementando e fortalecendo o portfólio com toda a capacidade de desenvolvimento e execução que a Gera agrega”, afirmou o CEO da Raízen, Ricardo Mussa.
“Vamos ampliar a adoção de fontes renováveis em busca de uma matriz cada vez mais limpa e eficiente, estimulando a sustentabilidade e a competitividade do setor, para atender aos diferentes desafios e necessidades dos diversos perfis de clientes”, assinalou o executivo.
Além dos projetos de GD, o Grupo Gera traz para a joint venture uma plataforma de soluções de energia focadas em redução de custos e eficiência energética para clientes corporativos e consumidores finais.
“Esta parceria representa o encontro da cultura empreendedora e ágil do Grupo Gera com a Raízen, maior empresa de soluções integradas de energia do Brasil. Nosso objetivo é trazer energia limpa, livre e simples para todos os consumidores”, comentou o CEO do Grupo Gera, Fábio Bicudo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

