Projetos terão que se adaptar a restrição de módulos, diz STI Norland
Fabricante de rastreadores e estruturas fixas afirma estar preparada para atender o crescimento esperado do mercado brasileiro


O cronograma de implementação de usinas fotovoltaicas no Brasil terá que se adequar aos problemas na cadeia de fornecimento de módulos fotovoltaicos, avalia o coordenador de P&D da STI Norland, Paulo Gonçalves.
Em entrevista ao Portal Solar, o executivo da fabricante de rastreadores e estruturas fixas detalhou que a empresa está preparada para atender o crescimento esperado do mercado brasileiro, mas que o setor lidará com incertezas relacionadas a oferta de equipamentos da China.
“Já temos projetos de geração solar centralizada vendidos para o ano que vem. Mas o que está balizando esse crescimento é o fornecimento de módulos e existem questões no mercado fabricante”, disse Gonçalves.
Principal polo de fabricação de módulos fotovoltaicos, a China tem sido impactada por problemas na disponibilidade de matéria-prima, crise energética e restrições no transporte marítimo.
“Existe um impacto, porque ninguém sabe como isso irá caminhar. Nós crescemos de acordo com que o vendedor executa”, detalhou o executivo. Ele acredita que STI terá projetos vendidos para 2023 até o final do ano e já está programada para garantir esse fornecimento.
“Passamos por um problema sério de fornecimento na pandemia, quando as usinas de aço interromperam operações. Pensando nisso, a STI conseguiu viabilizar negociações e hoje conta com um estoque grande”, contou.
Participação de mercado
Gonçalves declarou que, atualmente, a empresa detém 76% de market share no mercado de soluções para usinas fotovoltaicas no Brasil. Ele acredita que essa fatia irá diminuir no próximo ano, em razão da entrada de novos players no País, mas que a fabricante terá crescimento de vendas.
Acompanhe notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

