Projeto P&D prevê redução de custos de novos projetos renováveis
Equipamento identifica a origem das interferências que acontecem na rede e prejudicam a qualidade do fornecimento de energia elétrica


A Neoenergia, por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia, está em fase final de implantação de um equipamento que visa aplicação prática de uma metodologia para o estabelecimento do chamado compartilhamento de responsabilidades harmônicas em redes elétricas. O equipamento identifica de onde vem as interferências que acontecem na rede e prejudicam a qualidade da energia elétrica fornecida.
O equipamento, um filtro desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e GE Grid Solutions, já passou por testes no complexo eólico Calangos da Neoenergia, visa a redução potencial de custo de implantação de novos empreendimentos de geração solar e eólica, contribuindo com a manutenção da qualidade da energia elétrica.
“Este trabalho proporciona uma contribuição importante ao setor elétrico, pois valida uma metodologia e estabelece parâmetros para determinar os responsáveis pela melhoria e manutenção da qualidade da energia no que se refere a distorções harmônicas.” afirma o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.
Para Fabiano Andrade Oliveira, da gerência de Estudos Especiais da Diretoria de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o projeto representa um marco importante que pode representar significativas melhorias referentes à qualidade de energia.
“Esse projeto de P&D é um divisor de águas para a determinação do tema da responsabilidade da geração harmônica resultante do compartilhamento de vários parques eólicos e solares fotovoltaicos operando sobre um ponto comum de conexão na rede básica”, disse Oliveira.
O gerente comercial da GE Grid Solutions, Ricardo Carvalho Campos, ressalta a importância do projeto e a participação da empresa “Nos orgulhamos muito em fazer parte dessa pesquisa pioneira sobre compartilhamento de responsabilidade harmônica. A iniciativa está alinhada com nossa missão de ajudar no fornecimento de energia limpa, acessível e sustentável no Brasil”, disse.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

