Portal Solar registra crescimento de 63,5% no interesse por franquias
Empresa projeta fechar o ano com 100 unidades em operação no Brasil


O Portal Solar Franquias registrou um crescimento de 63,5% na procura nos interessados em atuar no setor em outubro, na comparação com setembro. A organização está próxima de bater a marca de 100 franqueados ainda este ano.
Mensalmente, o Portal Solar recebe uma média de cerca de 700 candidatos interessados na franquia, entre empreendedores, profissionais liberais e pessoas em busca de recolocação. O modelo negócio da empresa permite que o franqueado atue no sistema remoto (home-based), na própria residência, ou monte um pequeno espaço de loja física.
Outra vantagem é a ausência de necessidade de estoque, pois a logística para a entrega dos equipamentos é coordenada pela própria sede da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar cada instalação, além de auxiliar no treinamento dos profissionais que realizam os projetos e suporte pós-venda.
Intersolar South America
Durante o Intersolar South America 2021, feira e congresso do setor solar que ocorreu em São Paulo entre 18 e 20 de outubro, o sócio fundador e CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, contou aos participantes do debate sobre “Inovações para Geração Solar Fotovoltaica e Modelos de Negócios” que investiu R$ 7 milhões para desenhar uma franquia que permitisse a democratização da energia solar no Brasil.
"Não tem uma fórmula. O sucesso da nossa franquia acontece na escolha do franqueado. Se o franqueado (a) gastar sola de sapato e for um bom vendedor, ele terá um ótimo retorno", disse Meyer ao moderador do debate, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dr. Ricardo Rüther.
Segundo o executivo, o segredo para operar em um mercado em crescimento acelerado é ser ágil e adaptável na tomada de decisão. Também é importante entender que o mercado de energia solar está no varejo e, portanto, "a venda acontece na cozinha do cliente".
O debate também contou com falas do CEO da PV Operation, Siqueira Neto, que detalhou o uso da tecnologia para operação e manutenção de grandes usinas; da diretora do Instituto Ideial, Kathlen Schneider, que falou sobre cooperativas de energia solar; e do gerente nacional de vendas da AXS Energia, Francisco Pugnaloni, que apresentou o seu modelo de energia solar por assinatura.
Para Meyer, o brasileiro ainda não conhece a energia fotovoltaica. "No início do Portal Solar, 80% dos pedidos de orçamento eram para aquecimento de água. Hoje já diria que é metade", brincou. "Acho que a questão está em difundir a utilização e os benefícios da energia solar”, completou.
"O meu franqueado é treinado para começar a vender imediatamente e conta com todo o suporte da nossa equipe. Se o candidato ganhar tração e fizer de 6 a 7 vendas por mês, montamos uma equipe de instalação e a treinamos para esse franqueado. Com isso a margem do franqueado aumenta”, explicou o executivo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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