Portal Solar registra crescimento de 63,5% no interesse por franquias

Empresa projeta fechar o ano com 100 unidades em operação no Brasil

PORTAL SOLAR REGISTRA CRESCIMENTO DE 63,5% NO INTERESSE POR FRANQUIAS
Foto: Divulgação/Portal Solar

O Portal Solar Franquias registrou um crescimento de 63,5% na procura nos interessados em atuar no setor em outubro, na comparação com setembro. A organização está próxima de bater a marca de 100 franqueados ainda este ano.

Mensalmente, o Portal Solar recebe uma média de cerca de 700 candidatos interessados na franquia, entre empreendedores, profissionais liberais e pessoas em busca de recolocação. O modelo negócio da empresa permite que o franqueado atue no sistema remoto (home-based), na própria residência, ou monte um pequeno espaço de loja física.

Outra vantagem é a ausência de necessidade de estoque, pois a logística para a entrega dos equipamentos é coordenada pela própria sede da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar cada instalação, além de auxiliar no treinamento dos profissionais que realizam os projetos e suporte pós-venda.

Intersolar South America

Durante o Intersolar South America 2021, feira e congresso do setor solar que ocorreu em São Paulo entre 18 e 20 de outubro, o sócio fundador e CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, contou aos participantes do debate sobre “Inovações para Geração Solar Fotovoltaica e Modelos de Negócios” que investiu R$ 7 milhões para desenhar uma franquia que permitisse a democratização da energia solar no Brasil.

"Não tem uma fórmula. O sucesso da nossa franquia acontece na escolha do franqueado. Se o franqueado (a) gastar sola de sapato e for um bom vendedor, ele terá um ótimo retorno", disse Meyer ao moderador do debate, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dr. Ricardo Rüther.

Segundo o executivo, o segredo para operar em um mercado em crescimento acelerado é ser ágil e adaptável na tomada de decisão. Também é importante entender que o mercado de energia solar está no varejo e, portanto, "a venda acontece na cozinha do cliente".

O debate também contou com falas do CEO da PV Operation, Siqueira Neto, que detalhou o uso da tecnologia para operação e manutenção de grandes usinas; da diretora do Instituto Ideial, Kathlen Schneider, que falou sobre cooperativas de energia solar; e do gerente nacional de vendas da AXS Energia, Francisco Pugnaloni, que apresentou o seu modelo de energia solar por assinatura.

Para Meyer, o brasileiro ainda não conhece a energia fotovoltaica. "No início do Portal Solar, 80% dos pedidos de orçamento eram para aquecimento de água. Hoje já diria que é metade", brincou. "Acho que a questão está em difundir a utilização e os benefícios da energia solar”, completou.

"O meu franqueado é treinado para começar a vender imediatamente e conta com todo o suporte da nossa equipe. Se o candidato ganhar tração e fizer de 6 a 7 vendas por mês, montamos uma equipe de instalação e a treinamos para esse franqueado. Com isso a margem do franqueado aumenta”, explicou o executivo.

Leia notícias sobre energia solar.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

PETROBRAS-ANUNCIA-ENTRADA-NO-SETOR-DE-ENERGIA-SOLAR
Negócios

Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar

Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil

17/12/20252 min de leitura

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura