Plataforma integra energia solar por assinatura com programa de benefícios

Atuando com foco em pequenas e médias empresas, Prospera estima fechar 2025 com 3,6 mil clientes atendidos no Brasil

PLACAS SOLARES INSTALADAS EM CAMPO ABERTO COM CÉU AZUL E SOL BRILHANDO AO FUNDO
Shutterstock

Com uma solução de energia solar por assinatura, a Prospera estima fechar 2025 com 3.600 clientes em sete estados do Brasil. O modelo permite que pequenas e médias empresas obtenham os benefícios da geração renovável sem a necessidade de investir em infraestrutura própria. A empresa, que se define como uma green loyalty tech, ainda oferta programas de fidelidade e benefícios que possibilitam um maior abatimento do valor da tarifa de energia elétrica, dependendo da atuação do cliente.

A plataforma atua com um portfólio de captação de 22 usinas fotovoltaicas, totalizando geração de até 6.360.660 kWh por mês, volume capaz de alimentar 39.750 residências. A empresa está presente nas área de concessão da Equatorial Piauí, Goiás e Alagoas, Enel Ceará, EDP São Paulo, CPFL Paulista, Neonergia, Cemig e Light.

Ao consumir a eletricidade pela rede da Prospera, os empreendimentos recebem créditos em forma de bônus para pagamento da conta de luz. “Além de contribuírem para a descarbonização, as pequenas e médias empresas têm a oportunidade de se colocarem como referências em responsabilidade socioambiental dentro de suas comunidades e mercados”, disse o fundador e CEO da Prospera, Marcelo Freitas.

Green Loyalty Tech

Uma instalação de energia solar no telhado de uma casa ou empresa permite no máximo uma redução de 90% na conta luz, pois existem tarifas mínimas obrigatórias pelo uso da rede elétrica. No caso da energia solar por assinatura, esse desconto é ainda menor, normalmente ficando entre 10% e 30%, de acordo com as empresas do segmento.

Conforme a Prospera, reduzir em 100% da tarifa de energia elétrica é possível justamente a partir do modelo de green loyalty tech. Esse tipo de empresa combina sustentabilidade ambiental com programas de fidelidade, recompensando consumidores por determinadas ações com pontos, descontos, benefícios ou cashback.

Entre as iniciativas, estão a aquisição de produtos de marcas parceiras e o engajamento com vídeos e anúncios. Dependendo das ações do cliente, o valor acumulado em benefícios pode superar o total da conta de luz.

"Acreditamos que a oferta de descontos e recompensas na conta de luz pode fazer uma diferença significativa na saúde financeira dos empreendimentos. Com deduções de até 100%, os beneficiados podem redirecionar recursos para investir em melhorias no próprio negócio, além de estimular a economia do país”, explicou Freitas.

Veja também: energia eólica

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

POWERSAFE-AVANCA-NA-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS
Negócios

Powersafe avança na logística reversa de baterias

Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers

12/12/20252 min de leitura

DAH-SOLAR-LANCA-PLACAS-SOLARES-COLORIDAS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Negócios

DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro

Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão

03/12/20252 min de leitura

FABRICANTE-DE-BATERIAS-LANCA-E-COMMERCE-E-APOSTA-EM-SOLUCOES-PORTATEIS
Negócios

Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis

Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre

27/11/20252 min de leitura

BANCO-BV-E-POWERSAFE-LANCAM-FINANCIAMENTO-PARA-ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA
Negócios

Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia

Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas

14/11/20251 min de leitura

GESTAO-DE-USINAS-BASEADA-EM-DADOS-E-ESSENCIAL-PARA-O-RETORNO-DO-INVESTIMENTO
Negócios

Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento

Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener

20/10/20252 min de leitura

COM-MODELO-DE-GESTAO-DE-CREDITOS-DE-ENERGIA-WATTIO-PLANEJA-EXPANSAO
Negócios

Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão

Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas

30/09/20252 min de leitura

ALBIOMA-CONTRATA-R-120-5-MILHOES-DO-BNDES-PARA-PROJETOS-DE-MINI-GD
Negócios

Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD

Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp

23/09/20252 min de leitura

AXIAL-FIRMA-FORNECIMENTO-PARA-70-MWP-EM-PROJETOS-SOLARES-NO-BRASIL
Negócios

Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil

Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país

19/09/20251 min de leitura