Plataforma integra energia solar por assinatura com programa de benefícios
Atuando com foco em pequenas e médias empresas, Prospera estima fechar 2025 com 3,6 mil clientes atendidos no Brasil


Com uma solução de energia solar por assinatura, a Prospera estima fechar 2025 com 3.600 clientes em sete estados do Brasil. O modelo permite que pequenas e médias empresas obtenham os benefícios da geração renovável sem a necessidade de investir em infraestrutura própria. A empresa, que se define como uma green loyalty tech, ainda oferta programas de fidelidade e benefícios que possibilitam um maior abatimento do valor da tarifa de energia elétrica, dependendo da atuação do cliente.
A plataforma atua com um portfólio de captação de 22 usinas fotovoltaicas, totalizando geração de até 6.360.660 kWh por mês, volume capaz de alimentar 39.750 residências. A empresa está presente nas área de concessão da Equatorial Piauí, Goiás e Alagoas, Enel Ceará, EDP São Paulo, CPFL Paulista, Neonergia, Cemig e Light.
Ao consumir a eletricidade pela rede da Prospera, os empreendimentos recebem créditos em forma de bônus para pagamento da conta de luz. “Além de contribuírem para a descarbonização, as pequenas e médias empresas têm a oportunidade de se colocarem como referências em responsabilidade socioambiental dentro de suas comunidades e mercados”, disse o fundador e CEO da Prospera, Marcelo Freitas.
Green Loyalty Tech
Uma instalação de energia solar no telhado de uma casa ou empresa permite no máximo uma redução de 90% na conta luz, pois existem tarifas mínimas obrigatórias pelo uso da rede elétrica. No caso da energia solar por assinatura, esse desconto é ainda menor, normalmente ficando entre 10% e 30%, de acordo com as empresas do segmento.
Conforme a Prospera, reduzir em 100% da tarifa de energia elétrica é possível justamente a partir do modelo de green loyalty tech. Esse tipo de empresa combina sustentabilidade ambiental com programas de fidelidade, recompensando consumidores por determinadas ações com pontos, descontos, benefícios ou cashback.
Entre as iniciativas, estão a aquisição de produtos de marcas parceiras e o engajamento com vídeos e anúncios. Dependendo das ações do cliente, o valor acumulado em benefícios pode superar o total da conta de luz.
"Acreditamos que a oferta de descontos e recompensas na conta de luz pode fazer uma diferença significativa na saúde financeira dos empreendimentos. Com deduções de até 100%, os beneficiados podem redirecionar recursos para investir em melhorias no próprio negócio, além de estimular a economia do país”, explicou Freitas.
Veja também: energia eólica

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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