Plataforma de benefícios corporativos entra no mercado energia solar
Allya oferece descontos em instalações de painéis fotovoltaicos e serviços por assinatura para economizar na conta de luz


A Allya, plataforma de benefícios corporativos, entrou no mercado de geração solar distribuída (GD) através de parcerias com empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos e serviços de energia por assinatura. A startup passou a oferecer o serviço neste ano e conta com mais de dez companhias de energia associadas.
A plataforma, especializada em descontos de produtos e serviços para funcionários de empresas, foi criada em 2015 e tem mais de 30 mil parceiros e 400 mil pessoas cadastradas em sua base.
Em entrevista ao Portal Solar, o sócio-fundador da Allya, Gustavo Antonelli, explicou que a aposta na GD começou após observar uma demanda por esse tipo de serviço. O executivo explicou que atuação ocorre em duas frentes: na instalação do painel e no serviço de compensação da tarifa de energia. Entre as marcas que constam cadastradas estão a Metha, Flora, Eletris, Órigo Energia e Holos.
“A demanda vem crescendo mês a mês, especialmente após os anúncios de aumento das tarifas. Cada vez que sai uma matéria sobre o tema, cresce ainda mais”, detalha Antonelli, especificando que o mercado mais aquecido é o de Minas Gerais, onde a Allya atende grandes empresas como a MRV e Localiza.
Ele conta que um dos principais desafios é informar os consumidores sobre essas alternativas, ainda desconhecidas por boa parte da população.
O executivo enxerga duas oportunidades para avançar no mercado de geração distribuída (GD): aumentar a oferta de energia solar e melhorar a área de pagamentos.
“Não existe oferta disponível para cem por cento das pessoas. Estamos trabalhando com parceiros para desenvolver uma usina exclusiva para nossa base”, revela. “Outro passo é otimizar a parte da cobrança dos serviços, desenvolvendo soluções para melhorar essa relação e permitir maiores descontos para os usuários”, completa.
Para Antonelli, o desconto na conta de energia tem potencial para se tornar um benefício para os trabalhadores em home-office, assim como o vale-alimentação ou o convênio médico são hoje. "É uma despesa que impacta na vida de todo mundo e faz sentido pensar como um beneficio alternativo", conclui.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

