Nextracker inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento fotovoltaico no Brasil
Localizado em Sorocaba (SP), laboratório será voltado a estudos de sistemas de rastreadores; crescimento do mercado de energia solar motivou investimento no País


A Nextracker irá inaugurar na próxima segunda-feira (22/08) um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) fotovoltaico em Sorocaba (SP). Construído em parceria com o Flex Instituto de Tecnologia (FIT), o Centro de Excelência Solar do Brasil (CFSE, na sigla em inglês) será voltado para estudos de sistemas de rastreadores solares. O valor do investimento não foi divulgado.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
O projeto inclui uma usina solar de 770 kW que ocupa 30 mil metros quadrados. A instalação servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e atividades do centro de treinamento. Conforme a empresa, o hub tem como modelo o Centro de Excelência Solar localizado em sua sede em Fremont, na Califórnia (EUA).
A companhia destacou que o rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil motivou a decisão de escolher o País para receber seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte.
“O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou o CEO da Nextracker, Dan Shugar. “Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de pesquisa & desenvolvimento e testes de nível mundial.”
Mercado solar brasileiro
O diretor sênior de vendas da Nextracker, Nelson Falcão, avaliou que o mercado brasileiro de energia solar segue em forte crescimento, apesar dos problemas na cadeia de fornecimento global que afetam a logística do setor.
“O setor está avançando a passos largos, tanto na geração distribuída quanto na geração centralizada. É um dos mercados que mais cresce no mundo. Temos que fazer frente aos problemas de fornecimento e aos custos, mas são fatores que afetam todos os países”, afirmou o executivo.
Ele assinalou que a companhia busca promover medidas para mitigar os impactos e atender contratos. Falcão também apontou que o fato da empresa possuir uma base de fabricação no Brasil é uma vantagem. A Nextracker conta com uma fábrica também em Sorocaba.
“Não sabemos quando a cadeia global será normalizada. Depende de uma série de conjunturas fora do nosso controle, como guerras e competição entre países. É difícil prever. Nosso papel é estar preparado e próximo aos nossos clientes”, disse o executivo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

