Mercado brasileiro de GD será um dos maiores do mundo, diz Enphase
Empresa tem 55% de market share nos EUA e busca conquistar espaço no Brasil


A Enphase Energy aposta que o mercado de geração distribuída (GD) do Brasil será um dos três maiores do mundo, acelerando ainda mais o volume de instalação nos próximos anos. A empresa, fornecedora de sistemas de energia solar fotovoltaica baseados em microinversores e baterias, iniciou recentemente as operações no País, com foco nos segmentos residencial e comercial de pequeno porte.
Em entrevista ao Portal Solar, o diretor comercial da Enphase, Lucas Troia, detalhou que a companhia irá atuar em parceria com três distribuidores e já iniciou o envio de microinversores para o País.
“Os produtos são fabricados no México, passam pelos Estados Unidos e então são enviados ao Brasil. Acredito que começam a chegar em novembro. A Enphase é pioneira em microinversores, inventou essa tecnologia”, disse o executivo.
Ele destacou o grande potencial do mercado de GD brasileiro, que recentemente superou a marca de 7 GW em operação. “O País tem cerca de 89 milhões de unidades consumidoras e apenas alguns milhares de sistemas fotovoltaicos.”
Troia acredita que mudanças regulatórias causadas pela eventual aprovação do PL 5829/19, que institui um marco legal para a GD, terão pouco impacto nos projetos e podem até beneficiar o mercado de armazenamento de energia.
O diretor comercial entende que essa tecnologia tem um mercado ainda restrito no País e que a massificação irá ocorrer nos próximos anos. “Os riscos de fornecimento, ocasionado pela matriz predominantemente hídrica, irão acelerar esse tipo de solução para trazer maior segurança energética.”
Cadeia global
Troia afirmou que os problemas de produção e falta de insumos na China, que têm impactado a fabricação de módulos fotovoltaicos e preocupado o setor solar mundial, refletem pressiona os preços dos equipamentos.
No entanto, por ter plantas fabris distribuídas em três países (China, Índia e México), a Enphase fica mais protegida e obtém certa vantagem competitiva em relação ao transporte marítimo, por exemplo.
“Estamos bem-preparados para atender os mercados. Temos 55% de market share nos EUA e queremos conquistar uma fatia importante no Brasil”, disse Troia.
Acompanhe notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Petrobras anuncia entrada no setor de energia solar
Companhia firmou acordo para formar uma joint venture com a Lightsource bp para expandir atuação em renováveis no Brasil
17/12/20252 min de leitura
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura

