Localfrio vê crescimento de 80% no transporte e armazenamento para o setor de renováveis
A unidade de Suape (PE), especializada na gestão logística de cargas e projetos especiais, tem registrado maior demanda por projetos de energia solar e eólica


A empresa de logística Localfrio reportou um crescimento de 80% em volume de negócios com transporte e armazenamento de componentes eólicos e painéis solares em 2021. A unidade de Suape (PE), especializada na gestão logística de cargas e projetos especiais, tem registrado maior demanda por projetos de energia limpa.
“É um tipo de serviço altamente especializado e que requer atendimento técnico e qualificado. Temos uma equipe totalmente treinada e dedica a essa operação. Nossa função não fica restrita ao transporte dos equipamentos, que por si só já exigem um alto expertise”, declarou o diretor comercial da Localfrio, Piero Grassi Simione.
“Nós mergulhamos no negócio de nossos clientes e procuramos entender as reais necessidades deles em projetos de grande complexidade. Entramos na operação auxiliando com a administração da frota, transporte fracionado dos componentes, check-list dos produtos e gestão do parque, entre outros”, detalhou o executivo.
De acordo com Simione, os projetos especiais representam 35% dos negócios da companhia em Pernambuco, enquanto os 65% restantes estão relacionados ao armazenamento de cargas no terminal alfandegado.
Participação em projetos
A primeira experiência da Localfrio com movimentação e transporte de componentes de energia renovável aconteceu em 2019. “Estamos participando ativamente de três projetos relevantes, o que nos credencia para novas oportunidades. Nossa atuação tem sido muito substancial e estratégica para nossos clientes. Esperamos continuar atuando em mais projetos que demandem nossa expertise”, assinala o executivo.
Para os projetos de instalação e manutenção de parques eólicos, a Localfrio desenha e implementa o programa em parceria com seus clientes. Em um desses projetos, a companhia foi designada a transportar torres e pontas de pás de uma operação na Bahia a outros três destinos espalhados pelo Nordeste, totalizando 326 viagens, 36 veículos e implementos utilizados e 226 mil quilômetros percorridos.
“É uma operação bem complexa. As torres eólicas são divididas em quatro partes e cada uma pesa cerca de 70 toneladas. As pontas das pás também demandam alto conhecimento para transporte e manuseio”, conta Simione. “Nesse mesmo projeto armazenamos 100 pás e transportamos e movimentamos 155 pontas de pás.”
A Localfrio possui terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país (Santos, Suape e Itajaí). A companhia ainda é dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

