Intelbras reporta melhora nas vendas de energia solar no terceiro trimestre
Companhia relata sinais positivos de mercado, com maior procura por orçamentos e payback mais vantajoso para projetos de geração distribuída


A Intelbras reportou melhora nas vendas de equipamentos de energia solar no terceiro trimestre de 2023, com crescimento de 10,3% sobre a receita operacional do segundo trimestre. O cenário foi atribuído a readequação dos preços, mas companhia avalia sinais positivos para o mercado, com maior procura por orçamentos e melhora do retorno no investimento em projetos de geração distribuída.
“Os sinais do mercado de energia solar são positivos desde julho. Os bancos estão reportando maior procura por financiamento e cresce o número de orçamentos. O payback está interessante, com o preço médio dos geradores caindo 30% ao longo do ano”, detalhou o diretor superintendente de energia na Intelbras, Marcio Ferreira, durante a teleconferência de resultados financeiros do terceiro trimestre.
A companhia relatou que o volume de projetos vendidos, que havia estado em um patamar muito baixo nos meses de fevereiro a junho, retomou e ultrapassou os números de janeiro deste ano. Ao longo do trimestre, foi observada uma trajetória crescente, o que levou à comercialização de um volume de geradores próximo à média do primeiro semestre de 2022, durante o mês de setembro.
Ferreira entende que, passada a insegurança causada pelas mudanças regulatórias estabelecidas no início do ano, ficou mais claro para o consumidor que o investimento se tornou mais atrativo com a redução de preços dos painéis solares.
“Passada a ressaca do primeiro semestre, o consumidor começou a perceber que o payback está melhor que antes, principalmente em projetos de geração na própria unidade de consumo. O mercado de usinas de minigeração também passa por um momento atrativo, que deve seguir até o primeiro semestre de 2024”, disse o diretor.
O CEO da Intelbras, Altair Silvestri, classificou como animadora a retomada gradativa do mercado. “A única pedra no caminho são os estoques a custos antigos, que iremos liquidar até o final do ano.”
Carregadores de veículos elétricos
A Intelbras ainda destacou no relatório financeiro trimestral que a unidade de energia da companhia, responsável pelas linhas de no-breaks, fontes e carregadores veiculares, continuou entregando seu plano e crescendo suas receitas com rentabilidade e evolução na sua participação de mercado.
Em entrevista concedida ao Portal Solar em setembro, o diretor da unidade de energia solar da empresa, Márcio Osli, falou sobre a estratégia de acompanhar o crescimento do mercado de mobilidade elétrica no Brasil.
“Sabemos que existe o movimento das montadoras em descarbonização e em fabricar muito mais veículos elétricos, por isso, nós estamos lançando uma linha de carregadores. Acreditamos muito que esse mercado vai se despontar e fará parte das nossas vidas”, disse Osli.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura
Trinasolar prevê retomada do mercado solar brasileiro em 2026
Fabricante avalia que curtailment e mudanças de ex-tarifários trouxeram insegurança para investimentos em 2025 e espera ambiente mais estável no próximo ano
11/09/20253 min de leitura

