Intelbras aposta em carregadores para veículos elétricos
Empresa busca aproveitar o avanço da mobilidade elétrica no Brasil; companhia acredita em retomada do mercado de energia solar no 2º semestre


De olho no avanço da mobilidade elétrica no Brasil, a Intelbras aposta na comercialização de equipamentos de recarga para veículos em 2023. A empresa ainda espera uma retomada no crescimento do mercado de energia solar, após um primeiro semestre em que a demanda foi impactada pela restrição de crédito e mudanças regulatórias.
Em entrevista ao Portal Solar, o diretor da unidade de energia solar da Intelbras, Márcio Osli, afirmou que a estratégia da empresa é acompanhar o crescimento do setor de mercado de mobilidade elétrica no Brasil.
“Sabemos que existe o movimento das montadoras em descarbonização e em fabricar muito mais veículos elétricos, por isso, nós estamos lançando uma linha de carregadores. Acreditamos muito que esse mercado vai se despontar e fará parte das nossas vidas”, avaliou Osli.
Em agosto, o Brasil somou 9.351 vendas de veículos elétricos leves eletrificados emplacamentos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse resultado representa um aumento de 25% em relação ao mês de julho e 120% ante agosto de 2022.
Na Intersolar South America 2023, a Intelbras apresentou 15 lançamentos de sua unidade de energia solar, nos segmentos on e off grid, incluindo módulos fotovoltaicos e inversores, além do portfólio de carregadores para veículos elétricos.
As soluções foram projetadas para atender às diversas necessidades dos usuários, podendo ser aplicadas em residências, condomínios, empresas, prédios comerciais, espaços públicos, entre outros. A linha abrange desde o carregador portátil Mini de 3 kW até o carregador business de 22 kW.
Para uma solução mais completa, a empresa desenvolveu o aplicativo Intelbras CVE, disponível para Android e iOS. Com foco no usuário, o aplicativo possibilita acompanhar, controlar, pagar a recarga e localizar estações.
Mercado de energia solar
Osli indicou que a empresa tem expectativa que o setor de energia solar apresente crescimento no segundo semestre e em 2024. “O primeiro semestre foi um período de mudança de regulação, de dificuldades de financiamento, taxa de juros, novo governo, então isso acabou impactando um pouco a percepção do consumidor. No segundo semestre isso está mudando e muito fortemente.”
Ainda, o executivo destacou que, assim como aconteceu com outros países, é normal surgir uma agitação com mudanças de regulação. “O mercado dá uma leve baixada no início, mas acaba acomodando-se e crescendo naturalmente. A energia solar hoje é uma ferramenta de auxílio no orçamento de todos, que vai estar na nossa vida das pessoas e vai continuar durante muitos anos”, comentou.
Osli ainda destacou a demanda de sistemas de energia solar off-grid para o atendimento de regiões sem conexão com a rede elétrica. Um exemplo é o programa Mais Luz para a Amazônia, criado pelo governo federal para universalizar o acesso a energia elétrica em pontos isolados dos estados da Amazônia Legal.
“Uma solução autônoma de energia, onde a pessoa, independente da rede de energia e da rede da distribuição, consegue solucionar algumas dores, como por exemplo o monitoramento de câmeras em lugares remotos. Estamos sendo muito solicitados pelo mercado e está uma crescente extremamente forte”, afirmou o executivo.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

