Huawei e Rio Alto firmam acordo em projeto fotovoltaico de 1,4 GW
Acordo prevê fornecimento de inversores e transformadores para a usina fotovoltaica de Santa Luzia (PB)


A Huawei e a Rio Alto Energia renováveis firmaram um memorando de entendimento de cooperação no desenvolvimento de um projeto fotovoltaico de 1.4 GW na Paraíba. O acordo, celebrado durante evento em São Paulo na segunda-feira (29/11), prevê o fornecimento de inversores e transformadores para a usina fotovoltaica de Santa Luzia.
O vice-presidente da Huawei Digital Power no Brasil, Humberto Cravo Neto, declarou que o contrato viabilizará escala para produção local dos equipamentos. “É o maior acordo da Huawei fora da China. Nosso transformador será produzido localmente, reduzindo muito os custos.”
O executivo explicou que a fabricação será feita por uma empresa local não revelada, seguindo processos e padrões da Huawei.
Ele ainda detalhou que o fornecimento para o projeto da Rio Alto deve começar no primeiro trimestre de 2022. “Temos prazo de entrega de 90 dias para os inversores e de 230 dias para os transformadores.”
Durante o evento, também foram assinados memorandos de entendimento com a WDC, prevendo a distribuição de soluções de datacenter e site power, e entre a parceria da Huawei, HDT Energy, com a Gel Solar, L8 Energy e Mazer Solar, referente a revenda de soluções fotovoltaicas.
Crescimento
Neto avalia que o mercado de geração solar traz um potencial imenso de crescimento para a Huawei no Brasil. “Somos líderes na área de telecom no País, com faturamento de US$ 1 bilhão. Acreditamos que em três ou quatro anos nossa divisão irá superar esse volume.”
O executivo explicou que a companhia prevê espaço de expansão em geração centralizada nos próximos dez anos. “Depois que esse segmento saturar, a geração distribuída vai explodir. É um negócio que não tem limites.”
O entendimento é que o mercado residencial tem uma enorme demanda reprimida. “Quantas casas temos ainda para atender? Quanta gente ainda vai comprar carro elétrico? Não só no Brasil, mas em nível mundial, é um mercado infinito”, assinala Neto.
Ele ainda aponta que o processo de digitalização das empresas, alinhado com a entrada do 5G, também irão demandar soluções de energia. “Os data centers são consumidores agressivos de energia e as operadoras investem muito na bateria de lítio.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Powersafe avança na logística reversa de baterias
Empresa viabiliza a reciclagem de 200 toneladas em projeto de data centers
12/12/20252 min de leitura
DAH Solar lança placas solares coloridas no mercado brasileiro
Fabricante chinesa aposta na integração entre energia e estética para segmentos de alto padrão
03/12/20252 min de leitura
Fabricante de baterias lança e-commerce e aposta em soluções portáteis
Canal virtual da Powersafe mira consumidores residenciais e comerciais que procuram fornecimento de energia durante apagões e atividades ao ar livre
27/11/20252 min de leitura
Banco BV e Powersafe lançam financiamento para armazenamento de energia
Iniciativa contempla linhas de crédito para sistemas com baterias para residências e empresas
14/11/20251 min de leitura
Gestão de usinas baseada em dados é essencial para o retorno do investimento
Solan Group destacou a importância de sistemas de diagnósticos precisos para a rentabilidade dos ativos durante o Meet & Greener
20/10/20252 min de leitura
Com modelo de gestão de créditos de energia, Wattio planeja expansão
Plataforma identifica demanda por soluções que simplificam a operação e melhoram a rentabilidade de usinas
30/09/20252 min de leitura
Albioma contrata R$ 120,5 milhões do BNDES para projetos de mini GD
Watt Capital assessorou estruturação de financiamento com recursos do Fundo Clima e FINEM para oito projetos que totalizam 30,2 MWp
23/09/20252 min de leitura
Axial firma fornecimento para 70 MWp em projetos solares no Brasil
Fabricante de trackers atenderá usinas de geração distribuída nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país
19/09/20251 min de leitura

